diariodefoz-logo-cabec wh

Com aumento de demanda na construção civil, Foz abriu mais de 300 empregos em maio

O novo balanço foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, na tarde de quinta-feira (27)
WhatsApp
Facebook
Foz fecha semana com 437 vagas de emprego para contratação imediata
Foto: Arquivo/ Redação

Com aumento de demanda na construção civil e crescimento na área de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, Foz do Iguaçu registrou a efetivação de 349 novos empregos em maio, totalizando quase duas mil contratações desde o início do ano.

O novo balanço foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, na tarde de quinta-feira (27), com base nos dados coletados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O resultado é atribuído, principalmente, aos investimentos de setores públicos e privados, com a expansão de prédios residenciais e comerciais, obras de duplicação na BR-469, construção da Perimetral Leste e abertura de novos condomínios. Este cenário deve se tornar ainda mais promissor nos próximos meses, pois outros projetos já estão em andamento.

Como exemplo, na última quarta-feira (26), o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o extrato de contrato do termo de compromisso com a Fundação Municipal de Saúde, liberando R$ 17 milhões para a construção de uma policlínica em Foz.

Leia também

Em breve, a prefeitura realizará a licitação para contratar uma empresa, que se encarregará da obra, podendo haver demanda por novas vagas de emprego na área, mesmo que temporárias.

Paralelamente, o Grupo Cataratas divulgou no último mês que fará grandes investimentos no município nos próximos cinco anos. Serão realizadas obras no Marco das Três Fronteiras, construção de um grande aquário, entre outras. A reestruturação do setor de turismo do Parque Nacional do Iguaçu também deve aumentar a oferta de empregos na cidade.

Também em potencial avanço, destaca-se o grande setor de serviços, com especial atenção ao ramo de supermercados. Recentemente Foz ganhou uma nova unidade de vendas na modalidade atacarejo, projetada e administrada por um grande grupo. Mais de 200 empregos foram gerados.

No comparativo dos meses, Foz começou o ano com estagnação, registrando um encerramento de 28 contratos. Entretanto, em fevereiro a cidade voltou a contabilizar um movimento na economia, impulsionado pelo Carnaval, Páscoa e circulação de turistas. Com isso, foram abertas 679 vagas formais.

Foz fecha semana com 437 vagas de emprego para contratação imediata
Foto: Arquivo/ Redação

Em março, a fronteira teve uma redução na oferta de empregos, mesmo assim o saldo foi positivo, com um total de 377 contratações em áreas diversas. Já em abril houve um novo movimento, resultando na abertura de 522 oportunidades.

Paraná é 3° estado que mais gerou empregos

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024, ficando atrás somente de São Paulo (328.685) e Minas Gerais (133.412), que são estados mais populosos.

Com isso, o Paraná chega a 3.187.420 pessoas empregadas com carteira assinada segundo o Caged, o maior estoque já registrado em toda a série histórica do levantamento desde que foram adotados os padrões estatísticos atuais, em janeiro de 2020.

Nacional

O Brasil registrou 131 mil novos empregos com carteira assinada em maio. O saldo é o menor registrado neste ano. Uma das preocupações é o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado teve uma perda de 22 mil postos de trabalho.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *