O candidato a prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko afirma que é fundamental que o município crie as condições adequadas para a geração de empregos. Segundo ele, essa será uma das prioridades de seu governo.
Vitor Hugo diz que atualmente há grande dificuldade para ser empreendedor em Guarapuava. Em sua caminhada pelo município, ouvindo a população e verificando os indicadores e processos, ele afirma que percebeu a importância de desburocratizar os serviços públicos, para que cada empreendedor possa realizar o sonho de ter o seu próprio negócio. “Assim, vamos dar maior dignidade para sua família e dessa forma aumentar o número de empresas locais, gerando emprego e desenvolvimento”.
Vitor Hugo afirma que incentivará as empresas guarapuavanas a participar das licitações do município, bem como regulamentará a legislação geral para que haja a subcontratação nas compras públicas, buscando com que mais recursos fiquem em nossa cidade e promovam o desenvolvimento econômico sustentável.
Vitor Hugo frisou que criará projetos de incentivo a novos empreendimentos, bem como estimulará empresas já instaladas a ampliar serviços e postos de trabalho. “Promover a capacitação dos trabalhadores também é uma prioridade para que se possa ampliar a oferta de mão de obra qualificada em todos os segmentos empresariais. Já fizemos isso no passado, com as oficinas-escola, que hoje, infelizmente, estão abandonadas”
Segundo o candidato, o município impulsionará as cadeias produtivas, aumentando a concessão de microcrédito através das linhas de fomento disponíveis para microempresas, MEIs e mulheres empreendedoras.
“Vamos organizar a cadeia produtiva. Estimular o comércio nos bairros. Facilitar a concessão de alvarás, fazer uma busca ativa de empreendedores que não estão legalizados e oferecer todas as condições para que possam regularizar seu negócio, ampliando sua atividade e gerando mais empregos no município”.
Para Vitor Hugo, é revoltante ver quantos empreendedores hoje trabalham escondidos, porque a prefeitura cria série de obstáculos para que eles possam ter toda a documentação necessária. “Vamos mudar isso. Guarapuava vai pensar nos empreendedores locais, não apenas em trazer grandes grupos de fora que levam embora boa parte do que arrecadam”.
Valorizar o comércio
O comércio do Centro de Guarapuava tem de ser valorizado, segundo Vitor Hugo. A prefeitura, diz ele, pode organizar eventos culturais e atividades recreativas nas ruas XV de Novembro e Saldanha Marinho, festivais gastronômicos, ações em datas comemorativas, e se articular com as entidades de classe para estimular o fluxo de pessoas no Centro. “Nosso plano de governo prevê a revitalização da rua Guaíra. Ainda vamos cuidar da recuperação das calçadas e urbanização de outras vias importantes dessa região”.