O número de casos confirmados com o novo Coronavírus (Covid-19) disparou nos últimos em Pato Branco, cidade pólo do Sudoeste do Paraná. Com isto, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 100% nesta segunda-feira (15).
De acordo com a gestão municipal, as notificações pela doença aumentaram 366% – pulou de 51 para 727 de 29 de janeiro a 11 de fevereiro. A cidade tem 4.301 casos confirmados (4.117 recuperados) e 51 mortes por complicações da Covid-19.
Prefeito de Pato Branco faz apelo para população não sair de casa
Mas o que preocupa é a ocupação dos leitos da rede pública para pacientes infectados pela doença, conforme mostra o boletim divulgado hoje pela Prefeitura, o Hospital São Lucas e a Policlínica estão com todos os leitos ocupados.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) diz que concentra os pedidos de transferência de pacientes, medida adotada quando necessário.
Confira a íntegra da nota:
A Secretaria de Estado da Saúde possui uma Central de Regulação de Leitos e uma ampla rede hospitalar onde são concentrados os pedidos de transferências de pacientes entre os serviços de saúde.
Este remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões ou entre as macros, de acordo com a disponibilidade de leitos e visando um melhor e pronto atendimento ao paciente.
É importante ressaltar que os pacientes que estão aguardando para transferência de leitos, não estão desassistidos. As UPA’s e demais serviços de saúde prestam todo o atendimento possível ao paciente até que ele possa ir para outra unidade.