A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), sede da Marinha em Foz do Iguaçu, recebeu nessa quinta-feira (1°) a comitiva da Visita do Almirantado Programada (VAP), representada pelo comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro; acompanhado pelo comandante do 8° Distrito Naval, vice-almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior.
A comitiva chegou por volta das 8h na CFRP, onde foi recepcionada pelos militares locais. Na sequência foi realizada uma vistoria interna na sede, com o intuito de avaliar as condições das instalações, equipamentos e ações desenvolvidas pelas equipes em Foz.
As VAPs acontecem em todo o território nacional e tem por objetivo avaliar a atual situação das instalações e materiais, além de verificar procedimentos administrativos e operativos, e atuais demandas apresentadas pela ampliação da presença da Marinha do Brasil na área do 8° Distrito Naval.
Na parte da tarde, após as ações de praxe, a comitiva seguiu para a base da capitania, localizada no Lago de Itaipu, nas dependências da Itaipu Binacional. No local foi verificado o número de barcos e lanchas e demais equipamentos empregados nos patrulhamentos fluviais na Região Oeste.
Após a passagem pela base do lago, as equipes seguiram para o Porto de Areia, na região do bairro Porto Meira. Neste ponto a comitiva embarcou em lanchas e fez um patrulhamento pelo Rio Paraná, até as proximidades da Ilha Acaray, na divisa com o Paraguai.
Planejamento e atenção
Além dos detalhes técnicos e físicos, a comitiva da VAP também se inteirou do trabalho desenvolvido pela Capitania Fluvial do Rio Paraná em Foz e outras cidades do Oeste. Os pontos observados serão importantes para a realização de ajustes e também para a aquisição de novos equipamentos, veículos e barcos, que reforçarão o trabalho de segurança realizado pela Marinha, e em conjunto com outras forças de segurança.
Sobre a CFRP
Fundada há 80 anos, a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), com sede em Foz do Iguaçu, é responsável pela segurança marítima de 309 municípios do Paraná e três do Mato Grosso do Sul. A capitania possui ainda sob sua subordinação, a Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra), que auxilia em operações e na fiscalização de embarcações cadastradas na jurisdição.
A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas.
Além do resguardo a vida humana, da fiscalização de normas e da habilitação de condutores amadores, a Capitania também atua no combate e na repressão do contrabando de ilícitos, através de patrulhamentos em ações conjuntas com outros órgãos de segurança da fronteira, como o Núcleo Especializado de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, Receita Federal e Exército Brasileiro.
Por: GDia