Combate à dengue: Prefeitura de Foz faz mutirão para limpeza na sede da antiga Asserpi

WhatsApp
Facebook

Área que pertenceu à extinta Associação dos Funcionários Públicos de Foz do Iguaçu e está sob poder judicial terá a piscina aterrada para evitar focos do mosquito transmissor da doença

A Prefeitura promoveu, nesta terça-feira (28), uma força-tarefa de várias secretarias municipais para a limpeza da antiga sede da Asserpi (Associação dos Funcionários Públicos de Foz do Iguaçu), prédio que está em processo judicial após o término da instituição. O local tinha uma piscina com possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, que será aterrada para evitar os criadouros.

A força-tarefa foi conduzida pelo prefeito Chico Brasileiro. O registro do abandono do espaço foi feito pelas equipes da fiscalização da prefeitura com drones. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram a vistoria para identificar os focos do mosquito Aedes aegypti. Equipes das secretarias de Obras e de Meio Ambiente atuam na limpeza do espaço, que será frequentemente monitorado.

Leia também

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, após receber denúncias dos moradores por meio da Central 156 (aplicativo e site eOuve e telefone 156), foi feita a fiscalização e identificado, por meio do Comitê de Enfrentamento à Dengue, que a antiga sede da Asserpi é foco de mosquitos transmissores da doença. “A partir desse parecer, utilizamos o decreto de situação de emergência no imóvel e estamos fazendo essa operação, onde iremos aterrar a piscina, onde já foi feita limpeza, mas voltou a ser novamente um criadouro”, disse o prefeito.

“Estamos com os hospitais públicos e privados cheios, estamos buscando abrir novos leitos. Mas novos leitos não adiantam, se tivermos focos do mosquito sendo criados em terrenos abandonados ou em áreas com descuido. Por isso, precisamos do apoio de toda a população nessa luta, mantendo os locais limpos, evitando os criadouros e denunciando áreas irregulares.

A ação na Asserpi integra uma série de iniciativas que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo no enfrentamento à dengue no município, como a intensificação da fiscalização e das vistorias; mobilizações para orientações sobre o descarte correto de lixo e mutirões de limpezas nas regiões onde há maior número de casos da doença; reorganização do fluxo de atendimento nas unidades de saúde; aumento do número de leitos; e ações de conscientização nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, Foz do Iguaçu tem 21.392 casos notificados de dengue, dos quais 1.483 foram confirmados, considerando o ano epidemiológico 2022/2023, iniciado em agosto de 2022.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *