Fiscais poderão entrar em imóveis fechados e abandonados para combater focos da dengue em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu vem registrando aumento de casos da doença, o que levou o município a intensificar as ações de vistoria e limpeza em áreas de risco

fiscais vao entrar em casas fechadas e abandonadas para eliminar focos da dengue 68f102d33f051
Foto: Divulgação/ PMFI

A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou que agentes de endemias estão autorizados a entrar em imóveis fechados ou abandonados para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida foi adotada após o aumento de notificações e a dificuldade das equipes em acessar locais que representam risco à saúde pública.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os fiscais têm respaldo legal para a ação, que será acompanhada pela Guarda Municipal, caso haja necessidade. Antes da entrada forçada, os agentes tentarão localizar os proprietários ou responsáveis pelos imóveis.

Leia também

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a colaboração da população é essencial no combate à dengue, orientando moradores a manterem quintais limpos, eliminar recipientes que possam acumular água e permitir o acesso dos agentes às residências.

Nos últimos meses, Foz do Iguaçu vem registrando aumento de casos da doença, o que levou o município a intensificar as ações de vistoria e limpeza em áreas de risco.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz