O tradicional evento universitário, a Primavera universitária que chega a quarta edição, começa nesta segunda-feira (16) no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Foz do Iguaçu. As atividades da programação começam às 9h.
O evento é constituído de uma convergência de atividades, de parcerias e ações junto à sociedade, informa o diretor do campus, professor Fernando José Martins. “É um espaço no qual a comunidade adentra à universidade e essa socializa conhecimentos, práticas, tecnologias e inovações com a população”, disse.
O lançamento do festival literário aconteceu na sexta-feira (13), com a presença do escritor moçambicano Mia Couto, conhecido internacionalmente. O evento contou com uma apresentação conduzida pela docente da Unioeste, Luciana Vedovato.
Em destaque detalhes sobre a infância, motivações e obras do escritor, além de análises que, ainda que com a leveza de sua poesia, tocou fundo em questões complexas e necessárias, como a atualidade, as questões de formação, de raça.
“A pessoa diz: ‘eu não vejo raças’ e às vezes, isso é um perigo, pois quem não vê raças, pode não ver o racismo.” E assim, com o auditório lotado, e aplaudido de pé, Mia Couto marcou o lançamento da Primavera Universitária, no âmbito do II Festival Literário de Foz do Iguaçu, coordenado pela Fundação Cultural que tem como ponto alto a Feira Internacional do Livro.
Programação
As sessões de aberturas oficiais serão nesta segunda. Pela manhã, às 9h, terá inicio o X Encontro Internacional de Letras, cuja primeira atividade é a conferência do professor da UFBA, Dante Lucchesi.
A tarde, às 13h30, começa a Jornada Pedagógica de Foz do Iguaçu (Jopefoz), realizada pela Secretaria Municipal de Educação e que se encontra na sua III Edição. A atividade envolve todas as professoras e professores da rede municipal que, durante uma semana, encontram-se na Unioeste em atividades como palestras, mini-cursos e oficinas, planejadas especialmente para as demandas dos profissionais da rede.
A palestra de abertura terá o tema: “O que significa a gestão escolar na escola pública?” com a professora Naura Syria Carapeto Ferreira, da Universidade Tuiuti do Paraná.
E a noite, como abertura oficial da Primavera Universitária, será ofertada a palestra “Universidade em Perspectiva: sociedade, ciência e poder” com Helgio Trindade – professor emérito da UFRGS; membro da Academia Brasileira de Ciências, ex-Reitor da UFRGS e primeiro reitor da UNILA.
Esse tema foi escolhido em função da comemoração dos 40 anos de ensino superior em Foz do Iguaçu em 2019 e integra a programação da XVII Semana Acadêmica e XIV Jornada de Estudos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UNIOESTE.
O evento conta ainda com uma programação intensa: IV Feira do Livro Universitário, que ocorre todos os dias, a Feira das Profissões, Semana Acadêmica de Turismo, Setembro Surdo, palestra no âmbito do Setembro Amarelo, cursos, ações, feiras, mostras.
No sábado, haverá a tradicional Rua do Recreio para as crianças do entorno, que, nesta edição, sedia também o Foz ComUnidade, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, que atende, com seus serviços, toda a região norte da cidade.
AQUI para ver mais informações.
“A primavera não é uma estação do ano, é uma estação que está dentro de nós e temos que partilhar uns com os outros” – Mia Couto.