Começaram na tarde desta quinta-feira (11) as obras da Perimetral Leste, via de aproximadamente 15 quilômetros que vai interligar as aduanas da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e da Argentina, com a BR-277, próximo à saída de Foz do Iguaçu. A estrutura, com investimento aproximado de R$ 140 milhões, deve ficar concluída na primeira metade de 2022. Consórcio responsável abriu novas vagas para trabalhadores da região.
A Perimetral Leste, assim como a segunda ponte com o Paraguai, são reivindicações históricas da população de Foz do Iguaçu e dos profissionais que atuam no transporte de produtos e mercadorias pela região. As estruturas, com investimento de R$ 463 milhões da Itaipu, vão resolver um problema logístico, com impactos positivos no turismo, diz o diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna.
O projeto preliminar da Perimetral, que vai tirar o fluxo de veículos com cargas do centro de Foz do Iguaçu, prevê trevos na BR-469 (Rodovia das Cataratas) e na BR-277, além de rotatória alongada próximo ao presídio e duas travessias em desnível, nas avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o órgão responsável pela supervisão do empreendimento, gerenciado pelo governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Foto: Roger Meireles
As informações são de GDia