O comércio de Ciudad del Este já definiu as datas para a Black Friday 2024 e deu início aos preparativos para o evento, que é um dos mais importantes para a economia do município, nacionalmente conhecido como polo internacional de compras.
De acordo com a Câmara de Comércio e Serviços (CCS), a super liquidação será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, com promoções que devem chegar a 70% de descontos.
Entre os itens que terão destaque nas prateleiras das lojas estão os televisores, celulares, notebooks e aparelhos de ar-condicionado, já que muitas pessoas aproveitam a oportunidade para antecipar a compra ou troca do aparelho, já visando o verão, que costuma ser bastante intenso na tríplice fronteira.
Na lista de produtos mais procurados também aparecem os cosméticos importados, chocolates e bebidas. Há até quem procure por artigos de decoração natalina e brinquedos, já adiantando os presentes de final de ano para a família e os amigos. Estabelecimentos de referência, como CellShop, Casa Nissei, Mega Eletrônicos, Atacado Games e Shopping China integram a tabela de lojas patrocinadoras e participantes das promoções.
Na edição do ano passado, CDE recebeu cerca de 200 mil pessoas durante os cinco dias de Black Friday. O número superou em 25% o movimento registrado em 2022, sendo a maioria dos comprados brasileiros, totalizando 85% do público. A arrecadação ultrapassou os US$ 300 milhões.
Na avaliação da CCS, a Black de 2023 foi a melhor dos últimos 12 anos e a expectativa para o evento deste ano são altas, visando um crescimento de pelo menos 30% nas vendas em geral.
Leia também
À exemplo dos anos anteriores, os lojistas e a prefeitura local já estão se organizando para ampliar os serviços de segurança e fiscalização nas ruas e estabelecimentos, com o objetivo de evitar furtos, roubos e golpes.
A semana de promoções deve contar ainda com feira gastronômica, exposição cultural, Wi-fi gratuito para os turistas, pontos de orientação aos visitantes, implantação de ruas exclusivas para pedestres e o ordenamento do trânsito de veículos, para facilitar o fluxo de chegada e saída de visitantes.
Impostos reduzidos
O governo do Paraguai decidiu reduzir em 1,25% a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para 150 produtos relacionados no Regime de Turismo. A medida foi anunciada no último dia 9 e permite que turistas adquiram eletrônicos, bebidas e outros produtos a preços mais favoráveis.
A ação também prevê redução das taxas aeroportuárias de importação, para incentivar a realização dos despachos, aumento da exigência de capital mínimo para aderir ao Regime de Turismo de Compras (RTC), e questões técnicas relacionadas aos impostos pagos pelas importadoras.
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Said Taigen, O RTC é considerado fundamental para que o comércio de Ciudad del Este mantenha sua competitividade em relação às lojas do tipo duty free em cidades como Foz do Iguaçu e à concorrência representada pelas plataformas que vendem mercadorias direto da Ásia.
Liquidações antecipadas
A Black Friday ainda está longe, mas os turistas podem aproveitar ainda neste mês as liquidações antecipadas de inverno em Ciudad del Este. As lojas de rua e shoppings estão abastecidas com produtos variados, com destaque para jaquetas, cachecóis, meias, toucas e cobertores. Os casados, por exemplo, podem ser encontrados nos mais diversos modelos a partir de R$ 60.