Comércio de Foz espera aumento de 5% nas vendas para o Dia das Mães

WhatsApp
Facebook

Lojistas contam com a “sensibilidade” e “reconhecimento” pela “dedicação” das mães para aumentar as vendas

Os consumidores de Foz do Iguaçu estão dispostos a gastar um pouco mais com o presente do Dia das Mães deste ano, no comparativo do mesmo feriado em 2018. A expectativa não é das mais otimistas, deve ficar em torno de 5%, o suficiente para garantir que os estabelecimentos não fechem no vermelho. No Paraná, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio Varejista (Fecomércio), o volume deverá ficar em 9% acima do comercializado no ano passado.

O Dia das Mães, que este ano cai em 12 de maio (domingo), é considerado pelos lojistas a segunda melhor data de vendas do ano, ficando atrás apenas do Natal. O feriado é considerado o primeiro do ano de “alívio dos consumidores”, uma vez que cai após o pagamento de impostos, despesas de férias e da volta às aulas. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

“O Dia das Mães é uma data boa para vender. Preparamos kits especiais e outros presentes para agradar as mães dos clientes”, conta Tânia Ferrari, proprietária de um bazar na região do Porto Meira. “Nossa expectativa é boa, mas ultimamente está uma crise que tem afetado todos. Mas esperamos boas vendas sim”, completou a empreendedora.

Reflexos
O comércio em Foz do Iguaçu sente os reflexos diretos do centro comercial de Ciudad del Este, no Paraguai. “O resultado das vendas, em função disto, tem interferência direta dos nossos vizinhos, mas acredito que estaremos próximos de um aumento de 5% de alta, em relação ao ano passado”, afirmou o presidente em exercício do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Itacir Mayer.

Na avaliação dele, o segmento que consegue aumentar mais as vendas são as lojas de departamentos. Em relação ao feriado em si, Itacir disse que é um dos mais fortes para o setor na primeira metade do ano. “As expectativas são boas, por se tratar de uma data significativa envolvendo todas as famílias pela sensibilidade e reconhecimento do papel e dedicação das mães”, afirmou.

O dirigente do Sindilojas disse que, a oportunidade oferecida pelo Serasa, que montou um plantão no centro de Foz do Iguaçu para ajudar os consumidores a “limpar” o nome, pode contribuir nas vendas. De acordo com o órgão, mais de 80 mil iguaçuenses estão inadimplentes com suas contas.

“Acredito que, com a oportunidade oferecida pelo Serasa, de regularização dos casos de inadimplência, libera um volume de clientes que poderão fazer suas compras parceladas, utilizando os meios oferecidos pelo cartão de crédito e outros meios de parcelamento”, afirmou.

Estadual
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Fecomércio e divulgada durante a semana, a disposição em presentear no Dia das Mães em 2019 é 9% maior em relação ao ano passado. Os que pretendem comprar presente somam 79,6% nesse ano ante 73,8% em 2018.

“A principal aposta dos filhos será em roupas, bolsas ou calçados, com 44,7% das intenções de compra”, afirma a Federação, com base nos números catalogados. Perfumes e cosméticos corresponderão a 17,9% dos presentes, além de joias, bijuterias ou acessórios, com 9,7%.

Também foram mencionados, na pesquisa da Fecomércio, outros tipos de presentes como eletrodomésticos ou objetos de decoração (4,7%), livros (2,3%), viagens (1,6%) e tabletes ou celulares (1,6%).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *