No primeiro dia da reabertura do comércio e espaços públicos em Foz do Iguaçu, trabalhadores e consumidores tentaram voltar a rotina com novos costumes
Uso de máscaras e distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas estão entre as novas características. Mesmo assim, o movimento de consumidores se manteve modesto nas concentrações de pontos comerciais. Uma ideia mais clara só será possível a partir desta quinta-feira (23), acreditam comerciantes.
O comércio de Foz do Iguaçu voltou parcialmente e controlado nesta quarta-feira (22), após 32 dias fechado por decisão do prefeito Chico Brasileiro (PSD).
A medida estava junto com a declaração de situação de emergência que deu início a quarentena, para garantir o distanciamento social das pessoas.
Em alguns bancos como a Caixa Econômica Federal a movimentação foi grande, As ações foram adotadas como estratégia para evitar a propagação do novo Coronavírus na cidade.
Assista vídeo da Vila Portes
“Hoje retornei as atividades na academia, seguindo as regras impostas e a permanência de 45 minutos”, contou Jessica Luiz. De acordo com ela, os aparelhos no ambiente estão distantes uns dos outros e tudo está sendo higienizado com álcool em gel.
“Estava bem vazio no horário em que fui e a maior dificuldade é se exercitar com a máscara”, completou Jessica, que estava acompanhada do namorado, Douglas Raphael.
Poucas pessoas
Na região da Vila Portes, tradicional bairro comercial próximo a cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, os estabelecimentos se reuniram para uma campanha de conscientização dos clientes. “Seja bem-vindo a nossa loja, seja bem-vindo a Vila Portes”, diz a abertura do áudio nas redes sociais.
“E atenção gente, neste período de Coronavírus, pedimos que tomem todos os cuidados para prevenção desta pandemia”, alerta o áudio que orienta o uso de máscara de tecido e ficar dois metros de distância de outras pessoas. “Caso necessite espirrar ou tossir, cubra a boca com antebraço. Lave constantemente as mãos com água e sabão ou use álcool 70 para a higienização”, completa.
De acordo com Edson Luis Von Mühlen, o Professor Soró, proprietário de uma academia, o movimento caiu bastante. “Na verdade, é um recomeço e algumas pessoas ainda estão com receito de voltar, outras sem dinheiro”, analisou.
As academias estão se ajustando as regras que, de certa forma, são boas para melhorar a questão de higiene pessoal, acredita. “O problema é que somos um povo amistoso, carinhoso, que gosta de ficar perto um do outro”, completou.
Foz mantém total de 38 casos confirmados de Coronavírus
Foz do Iguaçu completou ontem (22) o quarto dia sem novos casos confirmados de Coronavírus. O dado integra o Painel Coronavírus elaborado pela Vigilância Epidemiológica e divulgado no final da tarde.
De acordo com o boletim, a cidade tem 38 casos confirmados da doença. Deste total, 26 estão recuperados por não apresentarem sintomas, nove em isolamento domiciliar e três internados na UTI, o que representa 38% dos leitos disponíveis no sistema.
Ronildo Pimentel
Por GDia