Comissão especial aprova Código da Mulher Paranaense

A presidência da Comissão Especial é exercida pela deputada Márcia Huçulak (PSD) e a relatoria é da líder da Bancada Feminina da Assembleia, deputada Mabel Canto (PSDB)
WhatsApp
Facebook
Comissão especial aprova Código da Mulher Paranaense
Encontro ocorreu logo após a sessão plenária desta terça-feira (20).. Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Comissão Especial encarregada de estudar e elaborar o Código da Mulher Paranaense realizou sua primeira reunião de trabalho na terça-feira (20), na sala Arnaldo Busato.

Durante o encontro, foi aprovado o relatório referente ao projeto de Lei nº 625/2023, que visa criar o mencionado código, consolidando 97 leis estaduais que garantem os direitos das mulheres desde 1990 até 2023.

Presidida pela deputada Márcia Huçulak (PSD) e com relatoria da líder da Bancada Feminina da Assembleia, deputada Mabel Canto (PSDB), a Comissão Especial iniciou suas atividades no ano anterior e foi oficializada pelo ato 1/2024, assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PDS).

Além das mencionadas deputadas, integram a Comissão como titulares as deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Cantora Mara Lima (REP), Cloara Pinheiro (PSD) e o deputado Luiz Fernando Guerra (União).

Leia também

Como suplentes, foram indicadas as deputadas Ana Júlia (PT) e Cristina Silvestri (PSDB), e os deputados Do Carmo (União) e Marcio Pacheco (REP).

O objetivo da Comissão foi reunir as normas vigentes que afetam a vida das mulheres para facilitar o acesso da população a essas informações, organizando as leis por temas pertinentes e, se necessário, revisando os dispositivos consolidados.

A deputada Márcia Huçulak (PSD), presidente da Comissão Especial, comentou sobre a aprovação do relatório, destacando o trabalho conjunto da bancada feminina e de todos os deputados para a construção do código, que visa tornar acessível à população os direitos das mulheres.

Comissão especial aprova Código da Mulher Paranaense
Encontro ocorreu logo após a sessão plenária desta terça-feira (20).. Créditos: Orlando Kissner/Alep

Por sua vez, a deputada Mabel Canto (PSDB), relatora do projeto, ressaltou o esforço realizado desde o ano anterior para compilar toda a legislação relevante para os direitos das mulheres, incluindo contribuições de órgãos externos como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

Ela expressou a expectativa de que o código seja aprovado ainda no mês de março, como uma forma de presente para as mulheres paranaenses, proporcionando também uma ferramenta útil para os gestores públicos aplicarem em seus municípios.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *