Comitê da Dengue intensifica fiscalizações em imóveis de Foz com suspeita de focos do Aedes aegypti

Agentes entrarão em locais fechados, abandonados ou que apresentaram resistência. em ação programada para sexta-feira (17)

Imagem do WhatsApp de 2025 10 15 as 13.01.05 ec2b4245
Foto: Divulgação

A Secretaria de Finanças e Orçamento de Foz do Iguaçu, por meio da Diretoria de Fiscalização e do Comitê Municipal de Combate à Dengue, realiza nesta sexta-feira (17) uma operação especial para vistoriar imóveis com indícios de focos do mosquito Aedes aegypti.

A ação contará com a entrada dos fiscais em locais fechados, abandonados ou que apresentaram resistência em fiscalizações anteriores, conforme prevê a Lei Federal nº 13.301/2016. A operação será conduzida por equipes técnicas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas (DVFPO).

Os endereços prioritários estão concentrados nas regiões do Porto Meira e Campos do Iguaçu, total de cinco imóveis que, em fiscalizações anteriores, apresentaram acúmulo de lixo, objetos descartados e outras condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Leia também

De acordo com o diretor de Fiscalização, Arceli Pedrozo de Oliveira, as ações têm caráter emergencial e preventivo, integrando as ações entre as secretarias do município para conter o avanço da dengue. “O objetivo é eliminar criadouros do mosquito e evitar que a dengue se torne uma epidemia em nosso município. A colaboração da população é fundamental nesse trabalho”, reforçou o diretor.

A Prefeitura lembra que os moradores devem permitir a entrada dos agentes, manter quintais limpos e eliminar recipientes que acumulem água. Denúncias sobre imóveis abandonados ou com suspeita de focos podem ser feitas ao CCZ, pelo telefone (45) 2105-2828, ou à Ouvidoria Municipal, pelo número 156.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz