A Secretaria de Finanças e Orçamento de Foz do Iguaçu, por meio da Diretoria de Fiscalização e do Comitê Municipal de Combate à Dengue, realiza nesta sexta-feira (17) uma operação especial para vistoriar imóveis com indícios de focos do mosquito Aedes aegypti.
A ação contará com a entrada dos fiscais em locais fechados, abandonados ou que apresentaram resistência em fiscalizações anteriores, conforme prevê a Lei Federal nº 13.301/2016. A operação será conduzida por equipes técnicas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas (DVFPO).
Os endereços prioritários estão concentrados nas regiões do Porto Meira e Campos do Iguaçu, total de cinco imóveis que, em fiscalizações anteriores, apresentaram acúmulo de lixo, objetos descartados e outras condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Leia também
De acordo com o diretor de Fiscalização, Arceli Pedrozo de Oliveira, as ações têm caráter emergencial e preventivo, integrando as ações entre as secretarias do município para conter o avanço da dengue. “O objetivo é eliminar criadouros do mosquito e evitar que a dengue se torne uma epidemia em nosso município. A colaboração da população é fundamental nesse trabalho”, reforçou o diretor.
A Prefeitura lembra que os moradores devem permitir a entrada dos agentes, manter quintais limpos e eliminar recipientes que acumulem água. Denúncias sobre imóveis abandonados ou com suspeita de focos podem ser feitas ao CCZ, pelo telefone (45) 2105-2828, ou à Ouvidoria Municipal, pelo número 156.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz