Mecanismo que melhora o ambiente de negócios foi apresentado pela secretária municipal da Fazenda, Salete Horst
Nesta sexta-feira (03), uma comitiva técnica de servidores do Município de Pato Branco esteve em Foz do Iguaçu para conhecer o funcionamento do Programa Foz Desenvolve. Os detalhes da iniciativa que, que busca melhorar o ambiente de negócios, foram apresentados pela secretária municipal da Fazenda, Salete Horst em uma reunião na sede do Sebrae.
“Entregar serviços à população de forma célere, eficiente e melhorar o ambiente de negócios são alguns dos objetivos do Programa Foz Desenvolve. Desde que foi implantado, tem apresentando ótimos resultados com impactos em toda a sociedade cumprindo assim com as metas estabelecidas pelo prefeito Chico Brasileiro. E compartilhar iniciativas que deram certo com outros entes públicos nos deixa muito feliz”, comentou Salete Horst. O Foz Desenvolve conta com o apoio de parceiros, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Durante a reunião foram apresentados os principais elementos que compõe o Programa Foz Desenvolve, a exemplo do Destrava Foz, que tornou mais simples e objetiva a emissão de licenças e alvarás. Em 2017, a emissão de um alvará demorava até seis meses. Atualmente, Foz do Iguaçu é a oitava cidade do país com o menor tempo para viabilidade de resposta à abertura de empresas, com uma média de 3 horas e 12 minutos para a resposta, segundo levantamentos do Ministério da Economia.
Outro instrumento do Foz Desenvolve que está fomentando a economia local é o MEI na Escola, que possibilita que pequenos empreendedores prestem pequenos serviços à rede pública de ensino. Desde a sua criação, o a iniciativa já movimentou mais de R$ 1,7 milhão em cerca de 100 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Foz do Iguaçu.
Programa Foz Desenvolve
Instituído pelo Decreto Municipal 26.792, de 8 de novembro de 2018, o Programa Foz Desenvolve, em parceria com o Sebrae e com apoio de outras entidades, busca romper os entraves burocráticos e impulsionar o ambiente de negócios na cidade.