Disputa comercial pode ter motivado conflito entre empresários chineses com 5 mortes em Ciudad del Este

O conflito teve origem em desentendimentos financeiros entre empresários que compartilhavam tanto o espaço comercial quanto o apartamento

IMG 8525
Foto: Wilson Ferreira/Gentileza Ultima Hora

Uma disputa comercial entre integrantes de um mesmo grupo empresarial pode ter motivado o conflito na noite de sábado (11), deixando cinco mortos e dois feridos em Ciudad del Este, município paraguaio unido à Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade.

Uma menina de cinco anos, que também estava no local, saiu ilesa. O caso ocorreu no edifício Castillo de Diamante, localizado no cruzamento das avenidas Adrián Jara e Abay, no centro de Ciudad del Este.

O Diário de Foz destacou o ataque seguido de confronto no coração de um dos principais centros comerciais do Paraguai (Aqui para relembrar).

Desentendimento teria origem financeira

De acordo com as investigações iniciais, o conflito teve origem em desentendimentos financeiros entre empresários de origem chinesa que compartilhavam tanto o espaço comercial quanto o apartamento no 15º andar do edifício.

O principal suspeito, segundo o Ultima Hora, foi identificado como Jack Cheng Luo, cidadão de origem oriental com documentação brasileira, mantinha divergências com seus sócios em um negócio de venda de aparelhos celulares e acessórios tecnológicos.

Testemunhas relataram que uma discussão acalorada evoluiu rapidamente para violência. O suspeito teria trancado o apartamento por dentro, impedindo a saída das vítimas, e utilizado uma arma branca para atacá-las.

Cena do crime e resgate

Quando os agentes da Polícia Nacional conseguiram entrar no apartamento, encontraram um cenário de extrema violência. Havia corpos espalhados por diferentes cômodos, marcas de sangue nas paredes e sinais de incêndio em uma das salas. Um dos corpos estava parcialmente carbonizado, e outro foi localizado no banheiro.

O subcomissário Toribio Arévalos afirmou que havia evidências de luta corporal e ferimentos provocados por arma branca nas vítimas. Três pessoas foram encontradas já sem vida, e uma quarta foi retirada com ferimentos graves para atendimento emergencial.

IMG 8524
Foto: Reprodução/Vídeo

Tentativa de fuga e vítimas identificadas

Durante o ataque, Jack Cheng Luo tentou escapar pulando da sacada do 15º andar. Ele caiu sobre o teto de um comércio próximo, chamado San Telmo. O suspeito foi resgatado com vida pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Trauma de Ciudad del Este.

As vítimas foram identificadas como Chen Jia Xin, Lin Zewei, Zhenbo Zhong, Wei Biao e o próprio autor do ataque, Jack Cheng Luo, todos de origem chinesa.

Investigação aponta motivação comercial

O promotor Alcides Giménez é o responsável pela investigação do caso. Segundo ele, os indícios apontam que a motivação principal foi uma disputa comercial interna, embora não se descarte a hipótese de envolvimento com redes de comércio informal ou organizações mafiosas que atuam na região.

O comissário Humberto Galeano acrescentou que o incêndio no apartamento teria sido provocado de forma intencional, possivelmente pelo próprio agressor após os ataques.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz