Um grande congresso internacional reunirá em Foz do Iguaçu a grande “cadeia do pescado”. A 3ª edição do International Fish Congress & Fish Expo, programado para os dias 24, 25 e 26 de novembro, no Maestra Grand Convention Center Recanto Cataratas Thermas & Resort, contará com vários lançamentos em tecnologia para a produção de peixes em diferentes escalas, além de exposições sobre a mais avançada tecnologia genética.
A diretora executiva Eliana Panty ressalta que a escolha do IFC 2021 para lançamentos mundiais é, na prática, reconhecimento do prestígio que o congresso conquistou ao se tornar o maior evento brasileiro do setor. Um dos destaques será o lançamento da primeira vacinadora automatizada de tilápias do Brasil, assinada pela Zoetis, empresa conceituada no ramo de saúde animal.
Além de vacinar, a máquina Fishteq NFT20 conta, mede e classifica os peixes. Uma grande evolução para os produtores nacionais. “O Brasil é o primeiro país a vacinar tilápias com este equipamento, que já é utilizado com sucesso em outros países para a vacinação automática de espécies como salmão e truta. A introdução desta nova tecnologia impulsionará ainda mais o crescimento da tilapicultura brasileira”, disse o diretor da Unidade de Negócios de Aves, Suínos e Aquacultura da Zoetis, Renato Verdi.
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) avalia que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 60% da produção do País. “Com a chegada dessa tecnologia, o piscicultor terá maior performance na vacinação, além de elevada padronização dos lotes, já que a classificação dos peixes se dá através do processamento de imagens individuais digitalizadas”, explicou a engenheira de pesca e gerente técnica e comercial de Aquacultura da Zoetis, Danielle Damasceno.
As vantagens de um equipamento como esse são muitas: segurança, redução da manipulação dos animais, contagem e vacinação eficientes, registro e formação de banco de dados, além de biosseguridade, visto que vacina e agulha ficam isoladas de qualquer contato externo.
Vacinação por imersão
Outra grande novidade que será apresentada no congresso é a vacinação por imersão, método desenvolvido pela empresa Hipra, que é voltada exclusivamente para a prevenção e produção de vacinas para todas as espécies animais.
A imunização precoce melhora a resistência dos peixes aos patógenos do meio ambiente e ajuda a reduzir o uso de antibióticos. O método por imersão imuniza os peixes através das mucosas das brânquias, boca e pele. Isso permite proteger os alevinos, a partir de 0,5g. Esse método de vacinação contribui para um melhor crescimento e redução da taxa de mortalidade de alevinos.
“Os alevinos são a parte mais sensível da produção, a que mais sofre com doenças. Esta é também a melhor fase para aplicar as soluções, com custos menores. A biomassa é reduzida e as unidades de cultura (tanques) facilmente manejáveis”, adiantou o brand manager Aqua da Hipra, Raúl Benito.
Evolução genética
Durante o IFC 2021 a equipe de AquaGenetics do Brasil LTDA, maior produtora de alevinos e juvenis de tilápia, apresentará diversas inovações no campo do melhoramento genético de animais. Com a reestruturação, que envolveu a aquisição da AquaAmérica, a AquaGenetics tornou-se distribuidora exclusiva das marcas de genética de tilápias AquaBel e AquaAmérica no mercado brasileiro.
O CEO da AquaGenetics do Brasil, Gustavo Crosara, diz que a indústria brasileira de tilápia está evoluindo rapidamente e com ela a responsabilidade em ter a capacidade e o foco no cliente para abastecer o mercado com alevinos e juvenis de alta qualidade. É isso o que a empresa tem buscado e deve demonstrar no evento em Foz. “Nosso trabalho é desbloquear o potencial genético dessas marcas por meio da busca por qualidade superior de alevinos e juvenis, disponibilidade de produtos durante todo o ano e suporte pós-venda”.
As informações são de GDia