Foz do Iguaçu é um município localizado na região Oeste do Paraná e repleto de pontos turísticos e atrativos que vão do contato à natureza às compras no centro comercial de Ciudad del Este e a gastronomia de Puerto Iguazú.
A cidade está localizada num ponto estratégico do Mercosul e é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, instituições de preservação ambiental como o Parque das Aves e pela diversidade cultural e religiosa encontradas na região.
Famosa também por ser sede da Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu chama a atenção por fazer fronteira com Argentina e Paraguai e sua proximidade com esses 2 países torna a cidade muito atrativa para quem quer fazer compras ou conhecer o Marco das 3 Fronteiras.
Leia também
Neste post, o Diário de Foz vai explorar alguns desses pontos turísticos que levam o visitante muito além da beleza das Cataratas do Iguaçu e da natureza exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, que tornam Foz do Iguaçu um destaque do turismo nacional.
Parque das Aves
A estrutura, próximo ao portão de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, se destaca por ser a única instituição do mundo focada na preservação das aves da Mata Atlântica. O Parque das Aves é um local incrível para quem busca contato com a natureza e com os animais.
O espaço possui 16 hectares de mata nativa, onde são abrigados aproximadamente 1,5 mil animais de 140 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos. O local trabalha com o acolhimento de aves resgatadas pelas forças de segurança e fiscalização e que não possuem condições de retornar ao seu habitat natural. Os animais são acolhidos, reabilitados e introduzidos em um dos grandes viveiros abrigados pelo parque.
Durante o passeio, os visitantes caminham por uma trilha que passa por todos os viveiros, proporcionando uma experiência única de imersão na Mata Atlântica. Ao longo do passeio é possível passar pelo borboletário, um espaço extraordinário que encanta os turistas e promete belas fotos.
Templo Budista
Construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira, o Templo Budista Chen Tien está localizado em uma privilegiada região alta de Foz do Iguaçu, próxima às margens do rio Paraná.
Do templo é possível admirar parte do centro de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai), do outro lado do rio, além das mais de 120 estátuas das reencarnações de Buda espalhadas pelo templo.
O destaque fica para as três maiores estátuas do templo, todas representações de Buda, a primeira é uma réplica do famoso Buda sentado Mi La Pu-San, com sete metros de altura.
A seguinte é conhecida como Buda Shakyamuni deitado, e a última é uma imponente obra em bronze do Buda Amitaba.
Mesquita Omar Ibn Al-Khattab
Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil, atrás apenas de São Paulo e a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é uma grande representação física dessa presença.
A estrutura, dedicada à oração e reflexão dos árabes e seus descendentes no município, pode ser visitada por turistas que queiram conhecer mais da cultura árabe ou para admirar o maior vão livre de cúpula em concreto armado da América Latina, além dos arabescos e adornos com motivos religiosos que completam a obra.
Para fazer a visita é importante respeitar as normas do local, como moderar o tom de voz dentro da Mesquita, retirar o calçado e aguardar o fim das orações antes de entrar e, para as mulheres, vestir um véu.
Foz do Iguaçu tem muito a oferecer. Sua riqueza multicultural, suas belezas naturais e grandes obras de engenharia são somente uma parte dos muitos encantos que você pode encontrar ao visitá-la.
Catedral Guadalupe e Matriz São João Batista
O circuito de turismo religioso de Foz do Iguaçu, que abriga representantes de mais de 80 diferentes etnias, inclui ainda a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, concluída em 2023 e a Igreja Matriz São João Batista, que completa seu primeiro centenário no próximo dia 24 de junho.
A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe está localizada na Avenida Paraná, 5440 na região da Vila A de Itaipu. Os horários de visitação são na segunda das 14h às 17h30, de terça a sexta das 08h às 11h30/ Das 14h às 17h30 e no sábado das 08h às 11h30. Nos feriados não tem visitação.
A Paróquia Matriz São João Batista, localizada na Av. Jorge Schimmelpfeng, 70, no centro de Foz do Iguaçu, está completando 100 anos em junho com uma programação especial, que inclui city tour para levar turistas até o local.
O templo católico se transformou num ponto religioso, turístico e cultural, com artes sacras em toda a construção, contando a história do nascimento até a ressurreição de Jesus Cristo, incluindo novos vitrais e, logo mais, novas portas com a imagem de São João Batista.
Marco das 3 Fronteiras
Aberto de terça-feira a domingo, o Marco das 3 Fronteiras é uma atração que maravilha turistas de diferentes lugares do mundo. O ponto turístico, em uma região geográfica impressionante, é uma celebração das culturas e geografias dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
Localizado em Foz do Iguaçu, o Complexo Turístico do Marco das Três Fronteiras dispõe de uma ampla infraestrutura para receber os visitantes, com opções de gastronomia local, ambientação histórica, shows e uma bela paisagem para contemplação.
O obelisco brasileiro, pintado com as cores da bandeira nacional é a primeira obra humana de Foz do Iguaçu a completar 100 anos no dia 20 de julho de 1903 e está envolto em luzes e fontes d’água que deixam a atração ainda mais viva.
Usina de Itaipu
Carregando o título de líder mundial em geração de energia limpa e renovável, a Usina de Itaipu é uma das grandes obras da engenharia moderna. A usina, que fica ao longo do rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Hernandárias no Paraguai, que também recebe sua energia.
A gestão da estrutura é compartilhada entre brasileiros e paraguaios e serve de modelo de cooperação internacional bem-sucedida. No local é possível escolher entre diferentes opções de passeios, como a famosa visita panorâmica, feita de ônibus e com duas paradas em mirantes e o passeio especial.
A Itaipu iluminada, quando centenas de lâmpadas são ligadas no período noturno e vários outros, cada um com um diferencial à escolha do visitante. Para quem busca um passeio diferente, o Itaipu by Bike pode ser uma opção interessante. Neste caso, deve ser previamente agendado e feito em grupo.
Além fronteiras
A lista de atrativos a partir de Foz do Iguaçu não se limita aos limites de Foz do Iguaçu. Muitos visitantes aproveitam a estadia na região para fazer compras de produtos eletrônicos de última geração, perfumes, medidas e produtos de alta qualidade no centro comercial de Ciudad del Este, no Paraguai.
Outros optam pela charmosa Puerto Iguazú para experimentar as delícias da culinária argentina, tomar bons vinhos e degustar frios característicos da Feirinha, concentrado de barracas muito conhecido dos moradores e visitantes de Foz do Iguaçu.
Mais atrativos
Foz do Iguaçu também guarda um leque de novos e exclusivos atrativos lançados nos últimos anos. Entre os destaques estão o Museu de Cêra na Avenida das Cataratas, como é conhecido o Dreams Park Show, que oferece opções como Bar de Gelo, Vale dos Dinossauros, Falcoaria, Fazendinha e mais.
Na mesma avenida, só que mais próximo ao Parque Nacional, está o Movie Caros – Wonder Park Foz e sua coleção de veículos famosos utilizados no cinema, espetáculo de águas e luzes e, em breve, um simulador espacial. O passeio pela Roda Gigante próxima ao Marco das 3 Fronteiras, garante uma vista privilegiada da região.