O pedido de registro de candidaturas das eleições gerais de 2022 no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou no último dia 15 de agosto. Desde então, já é possível saber quem pretende participar do pleito. Com base em consulta no serviço de divulgação de candidaturas, o GDia captou ao menos 41 postulantes para deputado estadual e federal. O índice só não é maior porque o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos) desistiu de concorrer.
No dia 2 de outubro, os brasileiros vão as urnas para votar no presidente da República, governador do Estado, senador e deputados federal e estadual. O Paraná tem 30 partidos legalmente constituídos para indicar candidatos. Mas afinal, será que os mais de 196 mil eleitores iguaçuenses tem noção de quem são os postulantes já inscritos no sistema do TSE.
O índice de candidatos este ano em Foz do Iguaçu é recorde e representa um aumento superior a 43% no comparativo com os registros no pleito de 2018 (28 no total). Antes de ingressarem com pedido de registro no TSE, o nome dos candidatos foi aprovado nas convenções partidárias, encerradas no dia 5 de agosto. Alguns partidos indicaram até quatro postulantes para o mesmo cargo. Informações são de GDia
Registros no sistema
De acordo com a página de divulgação de contas e candidaturas do TSE, Foz do Iguaçu tem 18 postulantes para as 54 cadeiras na Assembleia Legislativa. O Progressista aprovou dois candidatos: Matheus Vermelho e PRF Fontana Romar. O Republicanos os nomes do vereador Ademilson Galhardo e de Sidnei Prestes. O vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio é o indicado do União Brasil.
O Patriota indicou o arquiteto Ricardo Albuquerque, enquanto o PROS aprovou o nome do deputado estadual Soldado Fruet, que vai em busca da reeleição. PSD, PDT, PT, PTB e MDB indicaram um postulante cada – Policial Scheila Melo, Adriana Vechi de Alencar, Luiz Henrique, Ranieri Marchioro e a ex-secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, respectivamente.
O Podemos registrou os nomes de Alzira Cecchin e do ex-vereador Celino Fertrin para o legislativo estadual. Já o PSC indicou quatro postulantes: Elisangela Bassanes, o ex-vereador Edson Narizão, Carla Rosane e Luciano Lima.
Federal
Foz do Iguaçu tem 23 indicados para uma das 30 cadeiras na Câmara Federal destinadas ao Paraná. Os deputados Vermelho e Fernando Giacobo são candidatos à reeleição pelo PL. O Progressistas aprovou o nome da vereadora Protetora Carol Dedonatti, enquanto o PSD indicou o jornalista Luciano Alves.
PDT, Cidadania, Novo, Republicanos, União Brasil e Patriota indicaram um nome cada: o ex-deputado federal Nelton Friedrich, Joel de Lima, William Barros, o empresário Compadre Valentin, o vereador João Morales e Emilson Teixeira, respectivamente. O PROS tem três postulantes a deputado federal: Joelson Bolsolavista, Pastor Walter Miranda e Cabo Carlos.
O PT indicou o servidor público aposentado Hamilton Serighelli e a agente cultural Valentina Rocha. O PTB aprovou os nomes do ex-vereador Ramiro Leite, Toninho Açougueiro e a Enfermeira Cris Morceli. Podemos, PCdoB e PSB indicaram Bibiana Orsi, Mãe Edna e Arif Osman, respectivamente. O PSC aprovou as indicações de Bianca Portela e do vereador Valdir de Souza Maninho.
Paulo Mac Donald Ghisi desistiu da candidatura
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi anunciou, nesta quarta-feira (24), que desistiu da candidatura para uma cadeira na Assembleia Legislativa. O nome dele foi aprovado na convenção do Podemos. Ele comunicou a decisão em ofícios ao presidente estadual da legenda, Gustavo Silva Castro e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
A decisão de Mac Donald foi motivada após o Ministério Público Eleitoral (MPE-PR) questionar o registro da candidatura. Ele foi prefeito de Foz do Iguaçu por dois mandatos de 2005 a 2012.