Segundo a prefeitura, índice de risco alto, apontado na matriz, foi puxado por aumento de mortes por síndrome respiratória aguda grave, em relação a 14 dias anteriores. Indicador acende alerta
A Secretaria de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, divulgou, nesta quinta-feira (19), que o município voltou para matriz de alto risco na pandemia do novo coronavírus.
Conforme a gerente de vigilância epidemiológica, Beatriz Tambosi, o dado ainda não é motivo de preocupação, mas causa um alerta para a população redobrar os cuidados preventivos nesse período de medidas flexibilizadas.
“O alerta tem que estar aceso, a gente tem que estar atento para que a gente não volte a ter aumento na ocupação de leitos, para que a gente não volte a ter aumento de casos graves com a possibilidade de óbito. A melhor maneira da gente fazer isso é fazendo uso das medidas não farmacológicas.”
Após quase um mês com a bandeira laranja, a matriz de risco aumentou dois pontos, em relação a semana anterior, e atingiu 20 pontos. Por isso, o município voltou para a bandeira vermelha.
De acordo com Beatriz, a mudança do número de pontos foi puxada pelo aumento de mortes no município, que é analisado pelo índice da variação de óbitos.
A gerente explicou que na semana epidemiológica número 30, foram computadas 12 mortes por síndrome respiratória aguda grave. Enquanto na semana 32, que equivale 14 dias depois, foram registrados 14 óbitos.
Veja mais em G1 Globo