O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a partir dessa quarta-feira, irá suspender as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são de urgência e emergência, como medida de enfrentamento ao novo Coronavírus –COVID 19.
Segundo o diretor Técnico do Hospital Municipal, Fábio Marques, o objetivo da suspensão, é de que “a instituição esteja preparada no que se refere a leitos hospitalares, para atender a demanda de possíveis pacientes com Coronavírus”, explica Marques.
Até o momento, Foz do Iguaçu, não possui nenhum caso confirmado.
Além das cirurgias suspensas, as consultas pré-operatórias seguem a mesma determinação das cirurgias eletivas, sem prazo determinado para a retomada desses serviços. ”Além da questão dos leitos, temos também a rotatividade de pacientes no hospital, principalmente os que pertencem aos grupos de riscos do covid-19”, pontuou o diretor.
Saúde
O prefeito Chico Brasileiro, alinhado com a Secretaria de Saúde e direção Executiva do HMPGL, anunciou que a área da Saúde será fortalecida com a compra de novos equipamentos, como respiradores, camas para os 17 novos leitos de UTI e um tomógrafo.
A prefeitura também já anunciou a implantação de uma Unidade de Triagem no Hospital Municipal para atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus e a criação de unidades móveis para atendimento domiciliar a idosos e doentes crônicos.