Corpo de Bombeiros finaliza arrecadações em Foz, com 900 toneladas de donativos enviadas ao RS

O 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu encerrou, na noite de quarta-feira (22), a sua participação
WhatsApp
Facebook
SOS Rio Grande: doações estão centralizadas na sede do Corpo de Bombeiros em Foz
Produtos doados pela população de Foz para ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu)

O 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu encerrou, na noite de quarta-feira (22), a sua participação na Campanha SOS Rio Grande do Sul, com um total de 900 toneladas de donativos arrecadados e destinados às vítimas atingidas pelas enchentes no estado gaúcho.

“A construção de uma grande obra envolve muita gente. Nesta obra, “SOS Rio Grande do Sul”, tivemos o enredo da empatia e personagens diversos, que realizaram um trabalho memorável para que o espetáculo da solidariedade fosse concretizado. Agradecemos de coração a todos que estiveram presentes, executando ações para que as cortinas dessa campanha fossem fechadas com louvor”, destacou o 9° GB.

Entre os produtos angariados estão milhares de quilos de alimentos, garrafas de água potável, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, cobertores, roupas, calçados, brinquedos, ração para animais, colchões e outros materiais, doados por instituições e pela população em geral, com grande participação de famílias do Paraguai, que se sensibilizaram com a catástrofe climática no Sul do Brasil.

A ação teve início no dia 3 de maio, logo após a divulgação dos municípios afetados no RS, com grande número de desabrigados. Foram 20 dias de trabalho intenso na fronteira, com auxílio de mais de 800 voluntários, que escolheram doar também parte de seu tempo e energia para ajudar na separação, etiquetagem e transporte dos donativos.

Todos os quarteis dos bombeiros abriram as portas para receber mercadorias, mas a concentração mesmo ocorreu na central, no bairro Vila A, que foi transformada em um verdadeiro centro logístico, direcionando a chegada e partida de caminhões e carretas.

Leia também

Os veículos foram disponibilizados por empresas vinculadas ao Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Foz (SindiFoz), que coordenou os deslocamentos. Ao todo, só do 9° GB saíram 34 carretas carregadas nas duas semanas de mobilização. As empresas arcaram com todas as despesas com os motoristas e os veículos, em um valor aproximado de R$ 7 mil cada.

“Os associados e donos de transportadoras logo atenderam ao chamado e disponibilizaram carretas para a ação. No começo a campanha parecia tímida, mas os moradores de Foz do Iguaçu surpreenderam. Sinceramente, não esperávamos tanto”, ressaltou a assessoria jurídica do SindiFoz, Aline Maicrovicz.

Em todo o Estado, a campanha SOS RS reuniu mais de 12 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas, transportados em quase 500 caminhões. O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza.

O Paraná também prestou apoio às cidades gaúchas por meio do envio de forças médicas e de segurança, viaturas, helicópteros e equipamentos, que auxiliaram nos resgates, atendimentos gerais e na repressão de roubos e saques.

Outras frentes

Além da mobilização por parte do 9° GB, outras várias frentes se formaram em Foz para angariar donativos para o RS. Dentre os envolvidos em campanhas estão os atrativos do Grupo Dreams, Parque Nacional do Iguaçu, Sanepar, Receita Federal, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), Associação Comercial e Empresarial de Foz (Acifi), CCR Aeroportos, Diocese de Foz, igrejas e empresas e Itaipu Binacional.

As equipes da hidrelétrica, por exemplo, colaboraram com o enviou de guarnições para ajudar nas operações de socorro, viaturas e um caminhão carregado com mais de 11,5 mil produtos, arrecadados pelos colaboradores e durante o show pelo aniversário de 50 anos da usina, no Gramadão da Vila A.

Corpo de Bombeiros finaliza arrecadações em Foz, com 900 toneladas de donativos enviadas ao RS

Em outra ação, a Câmara Municipal aprovou, na quarta-feira (22), os projetos que tratavam da autorização ao Poder Executivo, em caráter emergencial e extraordinário, para doar recursos financeiros ao Município de Eldorado do Sul (RS), um dos mais prejudicados pelas chuvas.

De acordo com a prefeitura, a ajuda de R$ 1 milhão será possível em razão do cancelamento da Fartal, visto que esses valores estavam previstos para custear shows durante o evento.

Atualização do cenário

A Defesa Civil divulgou, no último balanço, que quase 94% dos municípios do Rio Grande do Sul, foram atingidos pelas enchentes. Houve ligeira redução no número da população em abrigos. São 1.058 pessoas a menos nesta condição, totalizando 71.503 abrigados. Ainda há 85 desaparecidos e 806 pessoas feridas.

Com informações do GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *