Um cortejo em defesa dos rios, das águas e das artes, conduzido pelo coletivo argentino Remar Contracorriente abre a programação do Festival de Culturas (FECULT) da UNILA, na próxima quarta-feira (10). Até dia 14, quando termina o festival, serão apresentados mais de 50 espetáculos de música, dança, teatro, cinema, desfile de moda, literatura e gastronomia, além de oficinas e exposições.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Festival tem como tema “Arte, Ciência e Território – Por uma Cultura Sustentável” e faz parte das comemorações dos 15 anos da UNILA. Confira a programação completa do Fecult.
A performance do Remar Contracorriente será realizada na quarta-feira (10), às 10h, no Cataratas Iate Clube, com entrada restrita a inscritos por ser um espaço controlado. Interessados devem encaminhar nome completo e CPF até segunda-feira (8), às 12h, para o e-mail: [email protected]. Também estarão presentes lideranças e ambientalistas locais, representantes dos povos tradicionais, da agricultura familiar e da agroecologia, reunidos em torno da defesa dos rios e do manejo sustentável dos recursos naturais e da proteção dos territórios, que são essenciais para a conservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas.
“O coletivo Contracorriente tem um trabalho fantástico de defesa da natureza, sobretudo do avanço da privatização, que acaba por expulsar e excluir as populações, em favor do lucro”, comenta a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab. “A Bacia do Paraná integra o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo, que se estende por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A arte tem uma capacidade fundamental de sensibilizar as pessoas de várias gerações para este tema tão relevante, que é cuidar dos nossos rios e preservar a vida na região”, completa.
O coletivo reúne diversas organizações e instituições socioambientais argentinas para a defesa da água e da vida, com ênfase no Rio Paraná, que com uma extensão de quase 4 mil km, é um importante corpo hídrico não só para o Brasil e Argentina, mas para a América Latina.
Entre 1º e 22 de março deste ano, o grupo percorreu o rio entre Formosa e Santa Fé, na Argentina, parando em diferentes cidades para ações e debates sobre problemas ambientais com a população. Parte desta experiência será repetida no FECULT, no dia 10.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz