Covid-19 faz aumentar a mortalidade de mulheres grávidas no Paraguai

WhatsApp
Facebook
Covid com alta mortalidade em mulheres grávidas Foto: Pixabay.

As complicações geradas pelo novo Coronavírus (covid-19) não se concentram apenas nos idosos e em outras faixas etárias. As mulheres grávidas são outro grupo vulnerável no Paraguai, conforme relata o Última Hora neste sábado (05).

Dos 79 óbitos de gestantes registrados este ano, 49 correspondem as atingidas pela Covid, revelou Guillermo Sequera, durante coletiva de imprensa semanal do Ministério da Saúde Pública. Ele explicou que em 2020 o número de gestantes falecidas era de 80, das quais uma perdeu a vida em decorrência da doença.

“Estamos na metade do ano e praticamente chegamos ao ponto em que fechamos o ano passado. E ainda temos a outra metade inteira. Se continuarmos nesse ritmo vamos dobrar isso e chegaremos aos números da mortalidade materna das últimas décadas ”, previu o chefe da Direção-Geral de Vigilância em Saúde em sua apresentação.

Central, Alto Paraná, Caaguazú, Itapúa e Paraguarí são os locais que mais registram mortes de gestantes. Sequera destacou especialmente que as estatísticas do Alto Paraná são assustadoras nesse sentido.

No total, 1.500 casos positivos de Covid foram registrados entre mulheres grávidas. Com os 49 mortos, o percentual é de 3,3. Isso é ainda maior do que a média geral de fatalidades do país, que gira em torno de 2,3 a 2,4%.

Continue lendo no Ultima Hora

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *