O prefeito de Curitiba Rafael Greca, em pronunciamento feito no sábado (15) durante missa na Capela Nossa Senhora da Glória, garantiu que a partir de terça (18) Curitiba retorna à bandeira amarela.
“Quero agradecer à mãe de Jesus, que a pandemia esta cedendo. Na terça-feira, devolveremos a cidade à normalidade, ainda com cautelas sanitárias, mas já com o funcionamento pleno no comércio, shopping, academias de ginastica e natação, e das feiras livres”, disse.
A Bandeira Amarela, no entanto, não libera o retorno das escolas, eventos culturais, como cinema, teatro e shows, a não ser em modo drive in, e casas noturnas, lembra o Bem Paraná.
Com as novas determinações, os comércios devem ganhar autorização para o funcionamento aos fins de semana.
Greca relatou que a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, disse que o ‘o pior já passou’.
“Durante os 150 dias, estivemos muito aflitos, mas aos nossos doentes não faltou nada. Nenhum leito de hospital, nem socorro a ninguém, mesmo aos que morreram até agora, faltou socorro e apoio do SUS. A secretária (Márcia Huçulak) me disse ontem (sexta) que o pior já passou”, afirmou.
Entenda o sistema de bandeiras
Amarela: nível 1 – sinal de alerta constante e demonstra que a situação está fora da normalidade. Nesse estágio, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando devem adotar as medidas de precaução anunciadas e orientadas, cumprir todas as orientações do protocolo de responsabilidade sanitária e social.
Laranja: nível 2 – risco médio de alerta, onde haverá restrições a funcionamento de serviços e do comércio e áreas que propiciam a aglomeração de pessoas.
Vermelha: nível 3 – risco alto e de alerta total, havendo restrição à circulação de pessoas, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais.
Continue lendo no Bem Paraná