O ministro da Saúde, Júlio Borba, informou neste sábado que as 500 mil doses das vacinas da Pfizer que estavam reservadas para segundas doses serão utilizadas para diminuir a faixa etária do programa de imunização contra a Covid-19. O presidente Mário Abdo garantiu a chegada de mais doses.
O anúncio foi feito pelo ministro Julio Borba após encontro com o presidente da República, Mario Abdo Benítez, em Mburuvicha Róga. O chefe da carteira de saúde garantiu que as segundas doses para quem já foi imunizado estão garantidas.
Borba disse que o chefe de Estado garantiu-lhe a chegada de mais vacinas da Pfizer nos próximos dias. Por isso, as autoridades decidiram continuar com a campanha de vacinação massiva e a faixa etária será reduzida, que atualmente é de 35 anos ou mais.
“O presidente garantiu que teremos mais vacinas, portanto, continuaremos com o processo de vacinação. Vamos diminuir um pouco a faixa etária. Vamos usar as vacinas que temos”, disse o chefe da pasta de saúde.
O governo decidiu usar o outro lote de 500 mil doses da Pfizer, que a princípio eram armazenadas para a segunda dose do grupo que recebeu o referido biológico na semana.
O ministro informou que na próxima segunda-feira vão partilhar com o público como vai ser o processo de imunização entre quarta e sexta-feira. E reiterou que as segundas doses dessas vacinas estão garantidas.
Por sua vez, o diretor do Programa Ampliado de Imunizações (PAV), Héctor Castro, destacou que com o uso das vacinas reservadas para as segundas doses, a continuidade do processo de imunização pode ser garantida até a próxima sexta-feira.
O número de vacinados em todo o país chega a 1.319.976, dos quais 228.562 já receberam as segundas doses.
As informações são de Ultima Hora.