Cultura abre consulta pública sobre edital de oficinas do Centre Pompidou Paraná, em Foz do Iguaçu

A iniciativa integra o programa piloto de implantação do novo museu que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026

foto 01 copiar
Foto: SEEC

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) abriu quinta-feira (14) uma consulta pública para receber contribuições ao edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste. A iniciativa integra o programa piloto de implantação do novo museu, que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026.

A etapa de consulta pública visa apresentar a minuta do edital para que a sociedade possa contribuir com sugestões e alterações que julgar necessário. Esta etapa segue vigente até às 18h do dia 22 de agosto de 2025. Para participar, é necessário realizar um cadastro como Agente Cultural na plataforma SIC.Cultura. Em seguida, basta acessar a aba “Consulta Pública” dentro do sistema.

“A consulta pública é um instrumento de participação social que permite à comunidade, agentes culturais e demais interessados contribuírem com sugestões e comentários antes da publicação definitiva do edital”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “As contribuições podem apontar ajustes, esclarecer pontos e fortalecer a transparência e a adequação do processo às demandas locais.”

Leia também

EDITAL

O edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná, voltado à Macrorregião Oeste, terá um investimento total de R$ 600 mil pelo Estado do Paraná. Cada projeto selecionado receberá R$ 20 mil e deverá realizar dez oficinas, com duração de três meses e carga horária total de 120 horas. Ao menos 40% das vagas serão destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência, conforme as políticas afirmativas do edital.

O objetivo é selecionar agentes culturais para a realização de oficinas com ênfase em práticas contemporâneas aplicadas a museus, voltadas a estudantes da rede pública e à comunidade local. O edital prevê a contratação de 30 agentes culturais (Pessoa Física) residentes há pelo menos 12 meses na Macrorregião Histórico-Cultural Oeste do Paraná, conforme lista de municípios definida no anexo da minuta. Serão duas categorias de participação:

Categoria 1 – Oficina para a Educação Básica: destinada a turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Educação Especial.

Categoria 2 – Oficina Livre para a Comunidade: voltada a jovens e adultos a partir de 15 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

Serviço

Consulta pública do edital Oficinas de Práticas Contemporâneas do Centre Pompidou Paraná – Macrorregião Oeste

De 15 de agosto até 18h de 22 de agosto de 2025 na plataforma SIC.Cultura

Saiba mais.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz