Curta-metragem “Quando Seus Olhos Encontram os Meus” será lançado em Foz do Iguaçu dia 7 de outubro

O filme aborda, de forma sensível e emocionante, o melanoma uveal, que pode ser diagnosticado com um exame simples

Imagem do WhatsApp de 2025 09 30 as 09.45.23 69d10822
Foto: Divulgação

Depois do lançamento em São Paulo, Foz do Iguaçu será a segunda – e última – cidade brasileira a receber o curta-metragem “Quando Seus Olhos Encontram os Meus”, numa sessão especial. Com 18 minutos de duração, o filme busca sensibilizar as pessoas com uma mensagem clara: um simples exame de fundo de olho pode diagnosticar precocemente o câncer ocular e salvar vidas.

A exibição será no Cine Cataratas JL – Sala 4, no Cataratas JL Shopping, às 19h da próxima terça-feira, dia 7. O evento, com a participação de produtores e apoiadores, será gratuito e aberto à comunidade. O lançamento contará com a cobertura da imprensa.

“Quando Seus Olhos Encontram os Meus” é resultado de uma parceria entre o Instituto Renascimento e o Instituto Melanoma Brasil, criado há 11 anos em Foz do Iguaçu pela relações Públicas Rebecca Montanheiro, inspirado na sua história de superação de um melanoma. A ONG trabalha na conscientização sobre o câncer de pele e, mais recentemente, sobre o melanoma uveal.

Para Rebecca Montanheiro, trazer o curta-metragem para Foz do Iguaçu tem um simbolismo especial, já que foi nesta cidade que nasceu o Instituto Melanoma Brasil. “Foi necessário um esforço de todos os parceiros para que este sonho fosse possível. Espero que todos gostem e reproduzam a mensagem do filme.”

Antes de chegar a Foz, o filme emocionou os convidados no Theatro Municipal, onde foi lançado, no último dia 20. A apresentação reuniu pacientes, familiares, profissionais de saúde e representantes de organizações, lotando a Sala do Conservatório em uma noite de emoção e reflexão.

Produção e parceria

Inspirado em histórias reais, o curta retrata a vida de Fabiano, um pai viúvo que vê sua rotina transformada ao descobrir um câncer ocular agressivo em um simples exame de vista. À medida que a doença avança, as verdades vêm à tona e a metástase é diagnosticada, ele precisa lidar com o medo, a culpa e a possibilidade de deixar sua filha adolescente sozinha no mundo.

Com direção de Bruno Kott e roteiro de Kely Nascimento, a obra reúne no elenco Dani Roumer, Isabel Castelo Branco, Marcus Tardin e a própria Kely. A consultoria médica ficou a cargo do oncologista Rodrigo Munhoz, do Hospital Sírio-Libanês, garantindo o rigor técnico e científico da produção.

Para Kely Nascimento, atriz, produtora e fundadora do Instituto Renascimento, a expectativa é que cada espectador saia da sessão tocado pela história e atento para ser um multiplicador sobre a importância de cuidar dos olhos. “A arte tem esse poder de unir emoção e informação”, afirma.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a atriz e produtora do curta, Kely Nascimento, com o oncologista do Sírio-Libanês, Dr Rodrigo Munhoz, e com a fundadora e presidente do Instituto Melanoma Brasil, Rebecca Montanheiro.

Trailer

O trailer do curta-metragem, com 60 segundos, está sendo apresentado em 112 salas de cinema em 56 cidades de todo o Brasil. A exibição começou no dia 25 de setembro e vai até o dia 1º de outubro.

A estratégia é chamar a atenção do público para o filme, que pode ser visto na página do Melanoma Brasil no Youtube.

Lançamento: 7 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Cataratas – Sala 4, Cataratas JL Shopping
Ingressos gratuitos: Garanta o seu pelo link
Ao reservar seu ingresso, informe a categoria em que você se encaixa. Se você não for estudante ou profissional de imprensa, escolha a modalidade convidado.

Patrocínio: Medison Pharma Brasil
Apoio: Instituto Melanoma Brasil
Realização: Instituto Renascimento
Patrocínio Local: Instituto dos Olhos e da Pele
Apoio Local: Aurus, Events Pro e Produssom.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz