Dandara e Zeca Dirceu apresentam moção de solidariedade a Vini Junior

WhatsApp
Facebook

A deputada Dandara Castro (PT-MG) e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) apresentaram nesta terça-feira, 23, na Câmara dos Deputados, um requerimento propondo moção de solidariedade a Vinícius Junior, atleta do Real Madrid, vítima de ataques racistas no jogo contra o Valencia neste domingo, 21, na Espanha.

Segundo Zeca Dirceu já é a sétima vez que o atleta brasileiro sofre ataques racistas em jogos da liga espanhola e o pior, diz o deputado, foi a reação do presidente da liga, Javier Tebas, e de parte da imprensa espanhola. “O presidente de La Liga chegou a sugerir que o culpado dos ataques é o Vini Jr e a imprensa relegou os ataques à rodapés das páginas dos jornais e os jornalistas espanhóis tentaram minimizar as agressões”, aponta o líder do PT na Câmara dos Deputados.

Lamentavelmente, afirmam Dandara e Zeca Dirceu, os ataques racistas, com xingamentos chamando o atleta de “macaco” ainda ressoam na vida e no cotidiano de diversos países. “Tais manifestações em pleno século XXI são absolutamente inaceitáveis e precisam ser repelidas, investigadas e julgadas com a máxima urgência”.

Sem tolerância ao racismo

“Destacamos a importância do atleta Vinicius Júnior em apontar e denunciar o racismo, que precisa ser enfrentado e não pode ser de forma nenhuma, naturalizado”, diz a justificativa apresentada.

Dandara e Zeca Dirceu afirmam ainda que o racismo já excluiu atletas negros em diversos momentos da história e este fato não pode ser aceito e tolerado. “Quem deve e será expulso dos campos de futebol é o racismo e todas as formas de discriminação”.

“Vinicius Júnior é um dos melhores jogadores de futebol da atualidade e nenhum racista tirará isso dele. Chega de impunidade aos constantes ataques racistas. O povo brasileiro está ao lado de Vinicius Júnior e manifesta sua solidariedade ao atleta”, completam.

O requerimento será lido e aprovado na sessão desta terça-feira e a moção de solidariedade será encaminhada ao atleta brasileiro.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *