Darci Piana e presidente do Paraguai visitam Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu

Governador em exercício destacou a importância da nova estrutura para estreitar ainda mais os vínculos do Paraná e do Brasil com o país vizinho na fronteira mais movimentada da América do Sul. Nova estrutura liga Foz do Iguaçu ao município paraguaio de Presidente Franco.
WhatsApp
Facebook
Governador em eercício Darci Piana visita obras de acesso a ponte de integração Brasil Paraguai Foto Gilson Abreu

O governador em exercício Darci Piana e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram nesta quarta-feira (3) a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que fica na divisa entre Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e o município paraguaio de Presidente Franco.

Eles também acompanharam as obras viárias de acesso à estrutura que estão em andamento. Do lado brasileiro, está sendo construída a rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, de 14,7 quilômetros. No lado paraguaio, está em construção um corredor metropolitano até a fronteira.

O projeto completo, que inclui a Ponte da Integração e os acessos viários dos dois países, tem como objetivo desviar o trânsito pesado de caminhões para a nova ponte, desafogando parte do fluxo da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudade del Este.

“São obras importantes que estão em andamento nas cabeceiras da ponte, nos dois lados, e que vão ter um grande impacto para os dois países assim que forem finalizadas. Esta ligação vai melhorar o transporte da produção dos dois países, fortalecendo a economia de todo o Paraná, especialmente da região Oeste”, afirmou Darci Piana.

Para o presidente do Paraguai, Santiago Peña, a obra também é fundamental para a economia e turismo da região. “São estruturas que vão muito importantes, que fortalecem a integração dos dois países”, disse.

Leia também

Ligação – As obras na Ponte da Integração Brasil–Paraguai já estão finalizadas. O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Itaipu Binacional. 

A estrutura tem 760 metros de comprimento, 19,2 metros de largura, com duas torres de sustentação de 124 metros de altura. O vão livre da estrutura, de 470 metros, é o maior da América Latina. A obra foi conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), com recursos da Itaipu, no montante total de R$ 238 milhões.

“Esta é uma obra estruturante para o Brasil. A fronteira com o Paraguai é a mais movimentada do País e esta ponte dá mais mobilidade a quem faz a travessia, que hoje está toda concentrada na Ponte da Amizade”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Evolução – As obras viárias de acesso à ponte estão em evolução nos dois países. No Paraná, a execução da Perimetral Leste chegou a 32,4%. Praticamente metade de toda a pavimentação entre a BR-277 e a ponte já foi realizada, assim como os trabalhos de terraplanagem.

Governador em eercício Darci Piana visita obras de acesso a ponte de integração Brasil Paraguai Foto Gilson Abreu

Os trabalhos no momento se concentram na implantação de um dos novos viadutos e na ligação entre ele e a BR-277. Um outro viaduto no entroncamento com a BR-469 já está com a estrutura finalizada, com serviços sendo realizados para o remanejamento da rede adutora e a implementação do sistema de drenagem de águas e terraplanagem. Ao todo, serão seis passagens de nível.

A construção das estruturas das duas aduanas também está em execução, com mais de 26% das obras previstas já finalizadas. A previsão é que cada uma delas tenha 15 mil metros quadrados. 

Ao todo, o valor do investimento na Perimetral Leste e nas aduanas é de R$ 136 milhões, com previsão de entrega no segundo semestre de 2025.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *