“Meu deus. David nao “se envolveu em caso de espionagem.” Ele trabalhou heroicamente p/ *revelar* espionagem contra brasileiros pelos EUA e Reino Unido”. A reação é do jornalista estadunidense Gleen Greenwald, ao comentar reportagem do UOL, reproduzida pelo blog, sobre como o “suplente de Jean Wylllys se envolveu em caso de espionagem“.
“E por isso ganhou um Pulitzer, Oscar e Prêmio Esso. Ele não estava “envolvido” na espionagem; ele expôs isso para os brasileiros”, ressaltou Greenwald, marido de David Miranda e co-autor da reportagem que revelou a existência de um mega-esquema de espionagem patrocinado pelos Estados Unidos e Reino Unido, em uma série de posts no Twitter.
“Veja o que pudemos revelar por causa do trabalho heróico de @davidmirandario sobre como os direitos de privacidade do povo brasileiro estavam sendo invadidos”, ressaltou o jornalista estadunidense, em post com o link de uma reportagem de O Globo de 06 de julho de 2013 (AQUI para ler).
“Existe um único brasileiro que prefira que os EUA e Reino Unido possam continuar escondendo isso?”, indagou Greenwald. Segundo o jornalista, os ataques contra David Miranda são “simplesmente triste”.
“Este foi um trabalho jornalístico heróico que ele fez para *expor como o nos EUA e no Reino Unido estava invadindo a privacidade dos brasileiros.* E ele ganhou seu processo contra o Reino Unido”, concluiu Greenwald, em post seguido de link da reportagem com os ataques (AQUI para ler)