O ano era 2009 e um grupo de rapazes decidiu se unir para um projeto musical diferenciado, aproveitando a localização geográfica de Foz do Iguaçu na fronteira com dois países cujo idioma é o espanhol.
Assim nasceu a Bronca, da intenção de compor músicas próprias utilizando idiomas comuns da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, abordando letras voltadas a reflexão de ideias e análises dos problemas do cotidiano.
No leque das problemáticas abordadas pela Bronca estão questões de cunho sócio-político, existencialismo e doenças psicossomáticas como depressão, ansiedade e decepções.
Após as inevitáveis mudanças na formação dos integrantes, a banda se estabilizou capitaneada pelo cofundador Christian Militelli (guitarra e voz), Matheus Gabriel (baixo e voz), Daniel Hanns (guitarra e voz) e Ronaldo Koller (bateria).
Entre as principais influências do grupo adepto do Hardocore/Metal estão bandas como Sepultura, Madball, Code Orange, Slayer, Machine Head, Soulfy, Cavalera Conspiracy, Ektomorf, Claustrofobia, Hermética, Alma Fuerte, Horcas, A.N.I.M.A.L, Abuso Sonoro, Manger Cadavre?, Otra Salida, Ataque 77, Bloodshot, Pantera, Tumulto, Cólera, Ação Direta, Black Sabbath, Macaco Bong, Rage Against The Machine, Angra, Beatles, Body Count, Napalm Death, Sodom, Kreator, entre outras.
Nos palcos
Nos 16 anos de trajetória, a Bronca já se apresentou em diversos festivais de Foz do Iguaçu como Fartal (2012 e 2015), Dia do Rock de 2013, Festival HellFest, Rock Solidário de STI (2013 e 2015), Guarani Rock 2018, Mega Rock (2018, 2019 e 2023) e o Maquinária Rock Field de Guarapuava (PR) de 2019 e 2024.
O Bronca também perfurou em diversos bares bares e casas de shows em Foz do Iguaçu: Ballinas, Casulo, Otroplano, New For Life, Casa Urbana, Amarantha, Guns N’ Beer, Moikano Snooker Bar, Zepellin, Espácio X, Café com Teatro e Dia da Consciência Negra.
Leia também
Marco das 3 Fronteiras é tombado como Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu
No estúdio
A Bronca também já se aventurou em gravações de estúdios participando da coletânea de bandas autorais de Foz Frontera Rock de 2017, e em festivais de música autoral e na Argentina: Saltos Metal Festival e Bien Extremo da cidade de Jardim América na província de Misiones, e nas cidades de Posadas, Puerto Iguazú, Eldorado e Monte Carlo, em diversos eventos como Helldorado e etc.
A banda gravou seu primeiro CD, intitulado Somos Uno, em 2022, fazendo seu lançamento em 2023. O material atualmente é divulgado especialmente em Foz do Iguaçu e nos países fronteiriços e também em eventos em outras cidades e/ou estado do país. Em breve o grupo deverá voltar ao estúdio para concluir a gravação de dois singles e do seu segundo trabalho.
CONTATO:
+55 (45)99966-9395 – com Christian