Os nove postulantes ao cargo de prefeito de Foz do Iguaçu irão participar, até o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro, de dois debates nos dias 26 de outubro e 12 de novembro. O encontro, no Recanto Cataratas, é promovido pela Rádio Cultura em parceria do GDia. A equipe de jornalismo da emissora vai promover ainda, de 26 de outubro a 06 de novembro dentro do Contraponto, uma nova rodada de entrevista.
As apresentações de ideias e propostas serão transmitidas ao vivo na rádio (AM 820) e nas plataformas digitais da emissora – site, YouTube e Facebook. O primeiro encontro será na próxima segunda-feira (26), a partir das 20h. O segundo debate será no mesmo horário, a partir das 20h do dia 12 de novembro (quinta-feira), três dias antes da eleição.
O confronto de ideias e propostas vai permitir debater a fundo os temas de interesse da cidade e ajudar o eleitor escolher e decidir quem merece o seu voto. O editor-chefe do GDia, Robson Meireles vai participar dos encontros. De acordo com ele, o diálogo é fundamental para o futuro da cidade.
Além dos debates, a equipe de jornalismo da Rádio Cultura fará uma nova rodada de entrevista com todos os candidatos a prefeito. As sabatinas com os postulantes estão previstas da segunda-feira, 26 de outubro até o dia 6 de novembro, dentro do programa Contraponto, com repercussão dos melhores momentos no Jornal da Cultura.
Expectativa
A emissora levou ao ar, nesta quinta-feira (22), uma avaliação de cada candidato sobre os debates e a oportunidade de apresentarem propostas e defenderem ações no cargo mais importante de Foz do Iguaçu, na gestão 2021-2024. O prefeito e candidato a reeleição Chico Brasileiro (PSD) ainda não confirmou presença no debate e também não gravou entrevista.
As manifestações abaixo estão em ordem alfabética:
Aneocir José Lauermann – Alemão (PCdoB)
“Quero aproveitar esse momento precioso para falar com a população dos projetos que temos para governar nossa cidade e o debate é o espaço democrático que permite ao eleitor perceber quem melhor o representa, quem vê suas lutas diárias. Pensamos que muita gente não quer mais nem sair de casa para votar, pois não se vê como parte assistida por essa classe”.
Cassio Lobato (Patriota)
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará – João 8, 32. O debate é o momento que vai dar início ao encontro dos candidatos, olho no olho, ao vivo, transmitido pelas redes sociais com organização da Rádio Cultura. Foz não pode voltar atrás, não pode ficar como está, tem que avançar e o avanço tem nome e sobrenome: O avanço da renovação chama-se Cássio Lobato”.
Luiz Henrique (PT)
“Primeiro parabenizar a Rádio Cultura não só pela iniciativa de fazer o debate, mas também de entrevistar, tantos candidatos a prefeito como candidatos a vice. O debate é fundamental para que a população possa escolher, muitos de nós candidatos e candidatas, e é o meu caso, estamos concorrendo pela primeira vez. Então, muitos da população não nos conhece, mas é preciso que nos conheça”.
Nelton Friedrich (PDT)
“Vamos ter um importantíssimo debate. É o momento não só de nos aproximarmos mais, mas para que você possa conhecer as nossas propostas e entender que não há o melhor caminho do que nós fazermos uma dinamização na economia de Foz do Iguaçu, gerando emprego e renda, superando a crise, também nas relações nacionais e internacionais, fazer com que Foz tenha mais recursos,
cooperações e intercâmbios”.
Paulo Mac Donald (Podemos)
“Cumprimento a Cultura pela realização do debate entre os candidatos. É importante para que as ideias sejam esclarecidas, que o ouvinte veja os pensamentos dos candidatos. Eles vão poder se confrontar também, procurar sempre chegar a verdade. No debate você não pode enganar, se quiser fazer, um ou outro te interfere e diz que não é assim e se disser que não é assim e estiver errado, você tem condição de consertar”.
Ranieri Marchioro (PRTB)
“Os debates são importantes porque oportunizam os candidatos, um momento para defender as suas ideias contidas no plano de governo, gerando discussão entre os próprios candidatos, mas especialmente uma boa oportunidade para o eleitor, que faz o seu julgamento no momento do debate. O eleitor observa o comportamento dos candidatos, avalia o seu preparo e segurança no discurso”.
Sidnei Prestes (Republicanos)
“Queria primeiro parabenizar a direção da Cultura por oportunizar a realização desse debate. Sabemos que estamos em período crítico de pandemia, mas a rádio vai tomar todos os cuidados necessários para que a gente possa expressar as nossas ideias. Foz do Iguaçu vive um momento de dificuldade e é importante para a democracia a população conhecer as ideias de todos os candidatos”.
Tatiana Fruet (PROS)
“A forma como é distribuído o tempo na tv, no rádio, é uma injustiça, porque muitas vezes, muitos candidatos ficam sem poder mostrar o plano de governo, propostas, ideias para a cidade e outros candidatos tem muito tempo para ficar contando história. Então, o debate é muito importante para retomar a igualdade entre os candidatos, os tempos são iguais, a presença também é igual”.
Por: GDia