Defesa Civil promove limpeza em trechos de rios de Foz com histórico de alagamentos

WhatsApp
Facebook

Foram percorridos trechos com histórico de enchentes e alagamentos e de acúmulo de material diverso do Arroio Jupira, Rio Poti, Rio M’Boicy e Arroio Ouro Verde

A Defesa Civil promoveu, do dia 30 de maio a 02 de junho, a limpeza manual em trechos específicos de quatro rios urbanos com histórico de alagamentos em dias de chuvas intensas em Foz do Iguaçu. A atividade de prevenção, deflagrada após a constatação da necessidade da intervenção nos locais, antecedeu as ações de conscientização promovidas na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

O trabalho de retirada de material, após o acompanhamento e monitoramento dos rios que cruzam a área urbana de Foz do Iguaçu, foi realizado por parte do efetivo da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informou o coordenador da equipe, Vandro Cezar Arenhardt. Durante os preparativos, foram percorridos trechos com histórico de enchentes e alagamentos e de acúmulo de material diverso do Arroio Jupira, Rio Poti, Rio M’Boicy e Arroio Ouro Verde.

Leia também

Nestes pontos, segundo o coordenador da Defesa Civil, foi verificada a necessidade de retirada manual de material diverso como lixo e entulho. Também de material vegetal acumulado nas margens e junto as estruturas como pontes, aduelas, manilhas, bocas de lobo, grelhas e outros que podem prejudicar a passagem natural da água e favorecer a ocorrência de situações de enchentes e alagamentos.

Trechos críticos

A intervenção, conforme apontou o monitoramento da Defesa Civil, foi realizada no Arroio Jupira no trecho da Avenida República do Líbano, Jardim Jupira. No Rio Poti, a limpeza foi centrada na Rua Padre José Milbauer, no Parque Presidente II. No Rio M’Boicy, que cruza grande parte da área urbana de Foz do Iguaçu, as ações foram realizadas em sete trechos – Rua Assunção (Parque Morumbi), Rua Princesa Isabel e Avenida República Argentina (Jardim Manaus), ruas Rui Barbosa e Bartolomeu de Gusmão e Avenida Felipe Wandscheer (Maracanã) e Rua Edmundo de Barros (Centro). No Arroio Ouro Verde, a ação ocorreu junto à Avenida General Meira, no Ouro Verde.

Procedimento

A realização dos trabalhos demandou a montagem de uma equipe com integrantes da Defesa Civil composta por servidores da Secretaria de Segurança Pública que disponibilizou os equipamentos de proteção individual, equipamentos e veículo. A ação contou ainda com participação da equipe de Poda/Manutenção Arbórea, da Secretaria de Obras, que cedeu bolsistas e o caminhão com motorista para transporte do material recolhido ao aterro sanitário e a Secretaria de Meio Ambiente que auxiliou com bolsistas também.

As atividades foram realizadas nos dias 30 e 31 de maio e finalizadas nos dias 1º e 2 de junho. Foram recolhidos materiais diversos, muito lixo, entulho e material vegetal que foi carregado no caminhão e levado ao aterro sanitário. No total foram contabilizadas 4 cargas, informou Vandro Arenhardt. Nos rios Mathias Almada e Mimbi não foram identificadas situações que houvesse necessidade de intervenção, porém fazem parte do grupo de locais vistoriados constantemente pelas equipes da Defesa Civil, concluiu o coordenador.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *