Cerimônia nesta segunda-feira (24) contou com palestra, sorteio de brindes, apresentações artísticas e confraternização
O lançamento oficial da IV Semana do Servidor e SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho nesta segunda-feira (24), no auditório da Uniamérica, foi marcado pelo tom de defesa da valorização dos servidores e pelo fortalecimento das ações voltadas à promoção da saúde integrativa.
O evento reuniu cerca de duzentos servidores e contou com palestra, sorteio de brindes, apresentações artísticas e confraternização. “Entre as dimensões da saúde integrativa está a valorização do serviço público, por isso temos promovido avanços em várias carreiras e continuaremos nos esforçando para melhorar cada vez mais a vida do servidor e também para proporcionar mais oportunidades como essa para a criação e o fortalecimento de vínculos”, enfatizou o secretário de Administração, Nilton Bobato.
Veja também
- Semana Lixo Zero: Nascentes e margens de rios urbanos de Foz recebem ações de limpeza
- Emenda da Câmara de Foz possibilita conclusão de obra da ACDD
A vereadora Anice Gazzaoui endossou os avanços. “Eu já acompanhei outros prefeitos e posso afirmar que a atual gestão é que possui maior comprometimento com o servidor público, e, enquanto relatora de comissões da Câmara, acompanho os projetos e estamos para analisar mais um avanço em carreira de servidor”, afirmou.
Além da dimensão econômica, o fortalecimento de vínculos, que integra o lema desta edição da Semana, foi um dos focos principais da palestra “Saúde Integrativa: Transformações para o Bem-Estar”, ministrada pela advogada Cristina Arakaki e pelo médico Roberto Almeida. Durante mais de uma hora, eles abordaram sobre os fatores para a promoção da melhoria do bem-estar e da conscientização sobre os componentes individuais e coletivos para os processos de transformação.
“O fortalecimento de vínculos é crucial para a saúde física e mental. As pesquisas recentes apontam que a solidão é um dos principais fatores para o adoecimento, e vivemos um grande paradoxo: uma sociedade super conectada tecnologicamente, mas com poucos vínculos reais”, explicou Arakaki.
Experiências
Durante o evento, os servidores também puderam compartilhar as experiências de integração promovidas nas unidades, a exemplo de projetos na Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado, liderada por Eliane Sávio e na Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, capitaneada pelo secretário Leandro Costa e pelas servidoras Dilma Brambilla e Kellen Brol.
De acordo com a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima, as ações servem de inspiração e contribuem para fortalecer espaços de criação e fortalecimento de vínculos. “Além das ações promovidas pela Saúde Ocupacional, sempre buscamos incentivar projetos que busquem a integração entre os servidores, pois esse é um fator protetivo para a saúde e que também traz benefícios para toda a sociedade, pois um servidor feliz, produz mais e atende melhor a comunidade”, expressou.
Programação
Com o lema “Transformando o trabalho com saúde e fortalecendo vínculos”, a edição deste ano segue até o dia 27 de outubro com mais de quarenta atividades diversificadas.
Hoje (24) haverá um workshop sobre Finanças e Investimentos. O curso será ministrado na sala de treinamentos da Guarda Municipal, das 18h30 às 20h. O consultor financeiro, Lucas Passos, transmitirá conteúdos sobre como programar o orçamento financeiro, tipos de investimentos rentáveis e vida financeira saudável.
Além de capacitações sobre educação financeira, a programação terá aulas de dança, origami, crochê, ações voltadas à promoção da saúde mental e física, entre outros. A programação completa está disponível através do link: https://pmfi.ddns.net/helix/index.php/semana-do-servidor-e-sipat-2021. As oficinas possuem número limitado de vagas e os interessados devem se inscrever previamente por meio do endereço eletrônico.