Denise Stoklos apresenta “Um fax para Colombo” no Festival de Culturas da UNILA

Apresentação será neste sábado (13), na Unidade Jardim Universitário; espetáculo é uma crítica à colonização da América Latina

Imagem do WhatsApp de 2025 09 13 as 10.22.12 a38afacc
Foto: Divulgação

A dramaturga, ensaísta e atriz paranaense Denise Stoklos apresenta a peça “Um fax para Colombo”, neste sábado, em Foz do Iguaçu, no Festival de Culturas da UNILA (FECULT). O espetáculo tem início às 21h50 na unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), com entrada gratuita. Veja programação completa.

“Um fax para Colombo”, peça criada originalmente em 1992, para as comemorações do Descobrimento da América, faz uma crítica à colonização da América Latina e um passeio pela história brasileira, tratando de feridas ainda vivas como a violência contra os povos originários, a escravidão, a ditadura. Denise reúne palavra, gesto e presença em uma performance que transcende o texto e dialoga diretamente com o público.

Nascida em Irati, a atriz tem uma trajetória de mais de 50 anos dedicados às artes, já se apresentou em mais de 30 países, tem mais de quinze peças de sua autoria, publicou seis livros e recebeu homenagens e prêmios no Brasil e no exterior. Ela define seu trabalho como “Teatro Essencial”, onde privilegiam-se as potencialidades do ator em cena.

No FECULT, Denise Stoklos também participa de uma roda de conversa, que tem início às 15h30, no Jardim Universitário. O FECULT está em sua quinta edição e prossegue até o domingo (14). Ao todo, foram programados mais de 50 espetáculos de música, dança, teatro, cinema, literatura e gastronomia, além de oficinas e exposições, com artistas da Universidade e convidados.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz