Em um cenário com várias forças políticas atuantes, o empresário Deoclecio Duarte já se destaca como um dos nomes mais fortes entre os pré-candidatos a deputado estadual. Na noite de sexta-feira (21), ele oficializou o retorno ao PL – Partido Liberal em ato de refiliação, que reuniu aproximadamente 300 lideranças dos mais diversos segmentos sociais e pensamentos políticos. O evento foi conduzido pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Fernando Giacobo.
Após mais de 20 anos no PL (desde quando era o antigo PR), Deoclecio havia deixado o partido ano passado quando Silva e Luna ingressou na legenda para ser candidato e assumiu o comando local.
Deoclecio saiu para alcançar o espaço político que almejava e nas eleições de 2024 concorreu contra o atual prefeito na condição de vice pelo Avante obtendo mais de 16 mil votos. Agora voltou ao partido a convite da executiva estadual por meio do presidente Giacobo com quem deverá formar uma ampla dobrada em dezenas de municípios do Paraná. Isso representa potencial de votos fora.
Leia também
O PL projeta eleger deputado estadual com até 25 mil votos. Nesse contexto, a viabilidade de Duarte aparece forte pensando em conquistar metade dos votos em Foz do Iguaçu e o restante em outros municípios, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste onde tem bases.
Visão ampla e crescimento
Em pronunciamento na sexta-feira, Deoclecio Duarte reforçou que Foz do Iguaçu precisa ser vista em uma escala maior que os números oficiais. “Temos que pensar Foz como uma cidade de um conglomerado de 1 milhão de habitantes, e não apenas pelos 300 mil registrados. Nosso SUS é universal e atende toda a região e a fronteira”, afirmou.
Foz precisa ampliar a força política
Na comparação com outras cidades, o empresário e pré-candidato a deputado estadual reforçou a necessidade de ampliar a força política de Foz e região. “Cascavel tem quatro deputados estaduais. Somados, quanto eles conseguem levar de emendas e recursos? Foz também precisa ampliar sua força política.”
Sobre sua disposição para a disputa, Deoclecio frisou que seu projeto é coletivo. “Não quero tomar espaço de ninguém. Quero ampliar a representatividade de Foz, do Oeste e do Sudoeste na Assembleia. Nossa cidade tem potencial para eleger de três a quatro deputados. Faço votos de que quem está lá hoje se reeleja.” Ele reforçou que, se seu nome avançar nas convenções de 2026, será para somar: “Se eu for escolhido, será para reforçar a força da nossa região e trazer mais investimentos.”
Boas vindas
Fernando Giacobo destacou a importância do retorno de Deoclecio Duarte. “Foz do Iguaçu já decolou há muito tempo. Tenho certeza de que será um verdadeiro canteiro de obras. Para isso acontecer, e sem travas, precisamos de mais representatividade. Deoclecio, seja bem-vindo de volta. É hora de abraçar o amigo que retorna ao PL e que conheço há tantos anos. Seja bem-vindo à família 22.”
Presenças
Além de Giacobo, ato de refiliação contou com a presença da Secretária-Geral do PL no Paraná, Patrícia Foster; do presidente local da sigla, General Silva e Luna; e dos vereadores Paulo de Brito, presidente da Câmara Municipal, e Cabo Cassol.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


