O deputado Anibelli Neto, presidente em exercício do MDB paranaense, analisou nesta terça-feira, 17, o resultado das eleições de 15 de novembro, com ênfase ao desempenho de seu partido. O MDB, destacou o deputado, elegeu 29 prefeitos, 31 vice-prefeitos e 395 vereadores, um resultado significativo para o partido, disse.
Anibelli Neto aproveitou a oportunidade para avaliar o pleito e destacou como positivo o fim das coligações nas eleições proporcionais, o que – disse – deu oportunidade aos partidos lançarem chapa pura e completa ao pleito.
O deputado, que foi o presidente da comissão especial da Assembleia Legislativa da Reforma Política, cujo documento final foi encaminhado ao Congresso Nacional, destacou como fato negativo a distribuição dos recursos do fundo partidário. Anibelli lamentou que os recursos tenham ficado nas mãos dos integrantes das cúpulas dos partidos, o que prejudicou a campanha de muitos candidatos.
Como fato negativo, também, a atuação dos bancos que, por não serem remunerados, dificultaram a abertura de contas para partidos e candidatos, exigidas pela Justiça Eleitoral.