Cidadão Honorário O senador Oriovisto Guimarães recebeu ontem (18), o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido pela Assembleia Legislativa. A entrega aconteceu em sessão solene, comandada pelo presidente Ademar Traiano, com a presença do governador Ratinho Junior. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual e atual secretário de Turismo, Márcio Nunes.
Cidadão II A homenagem ao empresário, natural do estado de São Paulo, reuniu autoridades dos três poderes do Estado, além de colaboradores, professores e alunos do Grupo Positivo, instituição fundada por ele em 1972.
Honorário III “Nem em meus sonhos imaginei que este dia aconteceria, ser reconhecido pelo meu Paraná, estado em que passei toda a minha vida. É uma honra imensa e motivo de grande orgulho”, afirmou Oriovisto Guimarães.
Cidadã Benemérita Os deputados aprovaram ainda ontem, projeto que concede o título de cidadã benemérita do Paraná, à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves. O texto, do deputado Delegado Francischini, recebeu 45 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.
Confiança Adianta o Blog do Tupan que o deputado estadual Matheus Viniccius Petriv, o Boca Aberta Junior, filho do deputado federal Boca Aberta (Pros), acredita que não vai ter a diplomação cassada.
Confiança II Na semana passada, o Ministério Púbico Eleitoral pediu a cassação dele por conta de um suposto caixa 2 eleitoral. Caso a cassação se confirme, assume a vaga o ex-deputado Adelino Ribeiro, não o também ex-deputado Nereu Moura, conforme informado pela coluna.
Sem trote Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram ontem, projeto do presidente da Casa, Beni Rodrigues, que prevê penalidade para quem passar trote a serviços de atendimento como Samu, Siate, PM e Guarda Municipal. A multa é superior a R$ 842.
Sem lixo Na mesma sessão, os vereadores aprovaram projeto de Inês Weizemann que prevê multa educativa em caso de descarte de lixo nas ruas de Foz do Iguaçu.
Aos domingos O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, assinou ontem portaria que ampliou para 78 setores da economia a autorização permanente para que funcionários trabalhem aos domingos e feriados. A comunicação da medida aconteceu na rede social do Twitter. A medida abrange, entre outros setores, comércio, indústria, transportes em geral, educação e cultura.
Ronildo Pimentel
Editor