Derrubada de veto ao projeto das Fake News, provoca ruptura no PSL. Esta e outras na CabezaNEWS

WhatsApp
Facebook

Fake news … Esta é importante para quem costuma compartilhar e repassar menagens pela internet, sem ao menos verificar a veracidade. O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro que impedia o endurecimento da pena para quem divulga notícias falsas com intenções eleitorais. Com isso, passa a ser crime, sujeito a pena de reclusão de dois a oito anos, a disseminação das chamadas fake news contra candidatos durante campanhas eleitorais.

… é crime! A derrubada do veto ao projeto de Lei 1978/11, que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, foi aprovado por 326 a 84 deputados e por 48 a 6 senadores. Para ser derrubado, um veto precisa do voto contrário da maioria absoluta na Câmara dos Deputados (257 votos) e no Senado Federal (41 votos).

Ruptura A derrubada do veto provocou uma ruptura sem precedentes no PSL, partido de Bolsonaro. Ontem (29) o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, foi ao Twitter para cobrar satisfações do também deputado federal Kim Kataguiri, que é da base do governo, mas votou pela derrubada dos vetos.

Ruptura II O que, muito provavelmente, Eduardo Bolsonaro não esperava, era a reação de Kataguiri, um dos parlamentares mais jovens e líder do Movimento Brasil Livre (MBL). “(…) você reclama porque não leu o projeto, aliás, nem estava no plenário durante a discussão, como nunca está. Se era contra, por que não participou do debate? Por que não foi virar votos a favor do veto? Férias pré-embaixada?”, disparou. Ai, ai, ai…

Filiações O PP vai promover, na segunda (2 de setembro) em Curitiba, um ato de filiação de novos integrantes e futuros candidatos. A intenção é fortalecer a legenda com vista as próximas eleições. O evento, na sede estadual, terá presença da presidente estadual, deputada Maria Victoria e lideranças como deputado federal Ricardo Barros e a ex-governadora Cida Borghetti.

Fecha logo As Comissões de Direitos Humanos e de Direito Criminal da OAB-Cascavel encaminham hoje (30) ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública, pedindo o fechamento definitivo do cadeião da 15ª SDP.

Na conta O INSS já está pagando a primeira parcela do 13º salários dos aposentados e pensionistas. A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto.

Em Brasília O deputado Romanelli participa hoje e amanhã (30 e 31), da reunião do diretório nacional do PSB em Brasília. O encontro, convocado pelo presidente Carlos Siqueira, vai discutir e deliberar sobre a conferência nacional que vai tratar da autorreforma do partido. “O PSB estará preparado às eleições municipais de 2020 que serão fundamentais e importantes ao País”, disse Romanelli.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *