Desafios e soluções do SUS são debatidos durante Conselho Estadual de Secretarias de Saúde, em Foz

WhatsApp
Facebook

Prefeito Chico Brasileiro participou da abertura do encontro, na noite de terça-feira (18) e lembrou as dificuldades e parcerias importantes no enfrentamento à pandemia

Após dois anos de interrupção, gestores municipais e de saúde e especialistas estão reunidos em Foz do Iguaçu para a 35ª edição do Congresso Estadual de Secretarias Municipais do Estado do Paraná. O prefeito Chico Brasileiro abriu o evento, que contou com a presença do secretário estadual, Beto Preto, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O encontro acontece no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, até quinta-feira (20).

Durante a solenidade de abertura, Chico Brasileiro falou sobre a importância do encontro após a pandemia e do fortalecimento e reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no cenário pandêmico. “O SUS que sempre foi grandioso, mais uma vez se destacou salvando vidas, tanto no processo de vacinação como na assistência nas unidades e hospitais”, disse, reforçando o trabalho das secretarias de saúde e o apoio primordial do governo estadual.

Veja também

“Vencemos uma grande batalha com o apoio incondicional do governador Ratinho Junior, juntamente com o secretário Beto Preto, que nos prestigia nesse evento”, continuou o prefeito. “Sem esse braço forte e todo o apoio da equipe da Secretaria de Saúde do Estado, não teríamos conseguido. Essa é uma noite emocionante para todos os presentes. Hoje podemos nos reunir e levar daqui as experiências trocadas nessa grande parceria que é o Cosems”.

Beto Preto pontuou que é preciso rever as políticas de financiamento do SUS depois de uma das maiores crises sanitárias vivenciadas pelos gestores de saúde. “Temos gargalos nas cirurgias eletivas, em doenças crônicas e de saúde mental, que foram agravadas pela Covid-19, mas o Paraná tem conquistado avanços relevantes”, afirmou, observando o número de hospitais construídos pelo governo estadual, hoje à disposição da população, a descentralização dos serviços, a promoção e qualificação na área.

Para a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, o congresso é uma oportunidade para todos os secretários de saúde do Estado debaterem soluções e problemas em comum. “Podemos participar e conhecer o que está sendo implantado nos municípios, trocar informações, transmitir as nossas experiências exitosas e fortalecer esse vínculo de extrema relevância para aprimorar o nosso trabalho e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS”.

O evento

O XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais do Estado do Paraná atraiu para Foz do Iguaçu quase duas mil pessoas ligadas ao setor de saúde pública. De acordo com o presidente do Cosems-PR, Ivoliciano Leonarchik, este é um dos maiores congressos realizados em 36 anos de edição. Ele agradeceu a colaboração dos secretários de saúde, ressaltando a contribuição do evento para a troca de experiências e norteamento das ações futuras.

“É emocionante fazer parte desse encontro após momentos dramáticos vivenciados por todos que aqui estão hoje”, falou o presidente, que também é secretário de saúde do município de Mangueirinha. “A saúde é uma construção coletiva e nesses três dias temos oportunidade de trocar experiências e juntos encontrar novos caminhos para os desafios permanentes dos gestores de saúde”.

Leonarchik ressaltou a presença da ex-secretária de Saúde e primeira-dama de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jeronimo Lima, peça fundamental na condução do processo de vacinação na fronteira e parceira dos secretários da 9.ª Regional de Saúde em vários momentos. “Sem o engajamento de cada um dos gestores aqui presente, não estaríamos aqui hoje”, avaliou.

Programação

No primeiro dia de evento, foi realizado o I Simpósio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde da Região Sul do Brasil – Mostra Paranaense de Experiências Exitosas no âmbito do SUS: “Paraná mostra o SUS que dá certo!” – que trouxe ações que deram certo nas cidades paranaenses e “Os desafios da gestão municipal da saúde pós-pandemia – Organização e Financiamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS)”.

Para a Mostra “Paraná mostra o SUS que dá certo!” foram selecionados 106 trabalhos, entre 415 inscritos de todo o Estado do Paraná. A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu participou com dois painéis, de autoria de servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde: Implantação de Dashboards para Monitoramento dos Instrumentos de Gestão em Saúde e com o Painel para Monitoramento das Doenças e Agravos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A apresentação dos painéis ficou ao encargo da sanitarista Larissa Djanilda Parra Luz, gerente de Instrumentos de Gestão da Vigilância em saúde e de Gustavo Cezar Wagner Leandro, sanitarista apoiador do CIEVS pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O coordenador de epidemiologia Roberto Doldan participa nesta quarta-feira (19) da formação da Mesa Temática: A Política Nacional de Vigilância em Saúde: Integração das ações e serviços da Vigilância em Saúde na Rede de Atenção à Saúde.

Outras informações sobre a programação podem ser consultadas no link.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *