Desenvolvimento: Prefeito Chico Brasileiro conhece banco estadual de projetos

WhatsApp
Facebook

Apresentação virtual, nesta quarta-feira (04), contou com a participação do governador Ratinho Junior

Nesta quarta-feira (04), o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, conheceu parte do banco de projetos que o Governo do Paraná está colocando à disposição dos municípios. A apresentação do acervo foi on-line e conduzida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Um dos grandes problemas do dia a dia da gestão municipal é a elaboração de projetos, e a falta desse planejamento acaba atrasando os investimentos nas cidades. Para agilizar esse processo, criamos projetos modelos, que podem ser replicados com facilidade pelas prefeituras. É mais uma iniciativa paranaense com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Estado”, disse o governador.

A finalidade do banco, segundo o Governo do Estado, é aperfeiçoar o uso de recursos para contratação de projetos pelo poder público e possibilitar adequada infraestrutura às diversas localidades. A proposta abrange projetos nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Turismo, Esporte e Lazer e do Trabalho.

“A gestão do Governo do Estado, com a preocupação voltada às demandas dos municípios, tem feito a diferença em Foz do Iguaçu. As ações e o suporte em projetos, principalmente na área de infraestrutura, são de extrema importância para que o Município continue se desenvolvendo”, disse o prefeito.

O banco de projetos visa ainda a eficiência e a economicidade aos cofres públicos, e atende as metas da Agenda 2030, em especial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, destacou que os projetos disponibilizados estão prontos para serem licitados. Eles contemplam planejamento arquitetônico, paisagismo, especificidades de fundação, orçamento estimado e cronograma da obra.

“É uma iniciativa que atende a área social, de geração emprego e renda, do esporte e da segurança pública. Para a construção, podem ser utilizados recursos próprios da prefeitura, do Governo do Estado – por meio de programas ou do Sistema de Financiamento – ou até do governo federal.

Presenças

Também participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o deputado estadual e líder do governo Hussein Bakri; o secretário municipal de Foz do Iguaçu, Leandro Costa.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *