Donos de veículos devem ficar atentos para evitar infração gravíssima por circular com licenciamento vencido
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) divulgou o calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) para 2024. Proprietários, atentem-se: o prazo inicia em agosto e vai até novembro, seguindo o final das placas dos veículos.
A orientação é clara e objetiva: finais 1 e 2, agosto; finais 3, 4 e 5, setembro; finais 6, 7 e 8, outubro; finais 9 e zero, novembro. Detalhes podem ser consultados no site do Detran-PR.
Irregularidade tem consequências
Circular com licenciamento vencido é infração gravíssima. O não pagamento no prazo pode resultar em multas e apreensão do veículo.
A boa notícia para o bolso é que o governador Ratinho Junior anunciou o congelamento das taxas para 2024. O valor do CRLV-e permanece R$ 90,94, sem alterações em relação ao ano anterior.
Leia também
- Partidos iniciam o ano eleitoral em Foz do Iguaçu que traz desafio de reduzir número de candidatos
- 5 toneladas de alimentos foram arrecadadas para o Lar dos Velhinhos no aniversário do Parque Nacional do Iguaçu
Guia de recolhimento
Para os contribuintes paranaenses, já é possível emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O montante total lançado para os mais de 4,6 milhões de veículos tributados no Estado é de R$ 6,36 bilhões. As guias de pagamento do IPVA não serão mais enviadas pelos correios. A emissão é exclusiva pelo Portal IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos.
Proprietários de veículos no Paraná devem ficar atentos ao calendário de pagamento do licenciamento para evitar transtornos.