Dia D da Vacinação acontece neste sábado (15) em Foz do Iguaçu

O objetivo do Dia D da Vacinação é focar, principalmente, na dose de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP) em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5
WhatsApp
Facebook

Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz estarão em funcionamento, das 8h às 17h, no próximo sábado (15), para a atualização do calendário vacinal.

A intenção, além de colocar em dia a carteirinha de vacinação da população em geral, é reforçar a campanha de vacinação contra a Pólio no município, iniciada no dia 27 de maio deste ano.

O objetivo do Dia D da Vacinação é focar, principalmente, na dose de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP) em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5, que previne contra a paralisia infantil.

Leia também

Além disso, as crianças com menos de 1 ano também terão as vacinas, incluindo a da poliomielite, atualizadas.

Não é necessário realizar qualquer agendamento prévio. Basta levar um documento de identificação e, caso tenha, a carteira de vacinação.

Para a coordenadora do Programa de Imunização de Foz do Iguaçu, Adriana Izuka, é essencial ressaltar a importância desta campanha, especialmente para as crianças de 1 a 4 anos, que precisam receber novamente a vacina oral contra a poliomielite, mesmo que já tenham o calendário de vacinação em dia.

“Temos uma população de pouco mais de 15.600 crianças e, até o momento, alcançamos apenas 12% da cobertura vacinal. A procura ainda está abaixo do esperado em relação à meta que buscamos atingir, que é de 95%”, complementa.

Pólio

A poliomielite, causada pelo poliovírus que habita o intestino, é uma doença que geralmente afeta crianças com menos de 4 anos de idade. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de garganta, náusea, vômito e prisão de ventre, muitas vezes assemelhando-se a infecções respiratórias e gastrointestinais.

Dia D da Vacinação acontece neste sábado (15) em Foz do Iguaçu
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Em cerca de 1% dos casos, a doença assume uma forma paralítica, podendo ocasionar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e até mesmo levar à morte.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *