O Dia de Corpus Christi (feriado facultativo católico, celebrado nesta quinta-feira, (8) será marcado por missas, procissões e uma grande mobilização social em Foz do Iguaçu. Assim como no ano passado, cada paróquia terá sua própria programação para a data.
Informa o GDia que na catedral diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, o tradicional tapete, feito com pós coloridos e outros materiais, começará a ser confeccionado às 5h. Grupos de jovens e pastorais comandarão os trabalhos, mas a comunidade em geral pode participar da ação.
Leia também
- Feriado de Corpus Christi em Foz deve ter ocupação hoteleira média de 70%
- Parque Nacional do Iguaçu amplia atendimento no feriadão de Corpus Christi
A missa terá início às 9h30, presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges. Logo após a celebração será realizada a procissão com o Ostensório, peça usada para expor a hóstia consagrada como corpo de Cristo. No trajeto, em torno da catedral, serão montados altares com objetos sagrados e temas voltados a Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda a questão da fome no mundo.
Na Paróquia São João Batista, na região central, haverá missa às 9h e, após a celebração, os fiéis serão convidados a participar da procissão na quadra em torno da igreja.
Neste ano a paróquia não confeccionará o tapete, mas estará arrecadando peças de roupas, alimentos não perecíveis e calçados em bom estado, que serão distribuídos a famílias carentes. Os donativos poderão ser depósitos em caixas, que foram colocadas na igreja.
Na Paróquia Espírito Santo, no Ouro Verde, o tapete começará a ser montado às 5h e a missa será celebrada às 8h. Na sequência haverá procissão nas ruas próximas à igreja. Assim como na matriz do centro, a comunidade arrecadará alimentos e roupas na data.
No Jardim São Paulo, os fiéis da Paróquia Anunciação do Senhor confeccionarão o tapete às 6h e participarão da missa às 9h, com procissão na sequência. As demais paróquias devem divulgar suas programações até a quarta-feira (7).
Simbolismo
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. O evento foi criado pelo Papa Urbano IV em 1264. Pela tradição, a solenidade é um dos poucos momentos em quea hóstia consagrada sai da igreja ao encontro dos fiéis.
Os tapetes coloridos, confeccionados com diversos materiais, são comuns em várias cidades do Brasil e Portugal. Eles trazem popularmente representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará.
A procissão que percorre o trajeto do tapete relembra a peregrinação de Jesus a Jerusalém, onde foi recebido com uma estrada enfeitada de ramos. Atualmente, a data de Corpus Christi é o único dia em que o Santíssimo Sacramento é exposto às ruas.
Mobilização
Ainda no Dia de Corpus Christi a comunidade de Foz poderá exercer a solidariedade de uma forma ampla participando do Dia da Bondade. Alimentos não perecíveis, roupas, calçados e cobertores poderão ser doados no posto de arrecadação do SuperMuffato da Avenida JK, próximo do Terminal de Transporte Urbano (TTU), no centro.
No espaço serão montadas tendas, onde voluntários trabalharão das 9h às 17h na separação dos donativos, que posteriormente serão entregues à Secretaria de Assistência Social do município. Na data haverá shows, brinquedos para as crianças, serviços de saúde, cortes de cabelo e outras atrações totalmente gratuitas para a população.