Campanha do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca as pequenas mudanças no dia a dia em prol da saúde. No Hospital Itamed, mais de 800 casos foram registrados em 2024.
Pequenas mudanças no dia a dia, como a adoção de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas e evitar alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e o fumo, contribuem para ajudar a evitar casos de câncer. Quem traz esse alerta é o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), na campanha de 2025 do Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira, dia 04. A data busca conscientizar sobre a doença que deve atingir mais de 600 mil casos neste ano. Só em 2024, mais de 800 foram registrados no Hospital Itamed.
Os fatores genéticos ainda são uma das maiores influências para o desenvolvimento de câncer, mas diversas pesquisas já mostram que cerca de 40% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis. Ademais, quanto mais cedo for o diagnóstico, mais altas são as chances de cura.
Ainda que as pessoas saibam da necessidade dessas pequenas mudanças, muitas não as fazem, seja pela correria do dia a dia que leva a comer lanches e industrializados, por exemplo, ou cansaço ou preguiça de fazer uma atividade física. O consumo do álcool, por exemplo, contribui para o aumento de sete tipos de câncer: de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, intestino e de mama. O fumo: de pulmão, estômago, pâncreas, entre outros. Já a falta do uso do protetor solar, de roupas que cobrem a pele ou chapéus, facilita o desenvolvimento do câncer de pele.
Vale lembrar que hábitos saudáveis contribuem para evitar outras doenças, como diabetes e hipertensão.
Centro de Oncologia
No Hospital Itamed, de janeiro a dezembro de 2024, 860 novos casos de câncer foram registrados, cerca de 20% a mais que em 2023, onde 718 casos foram registrados. As principais neoplasias são de pele (37), mama (8) e próstata (7). Mas há ainda de pulmão e aparelho respiratório, cabeça e pescoço, cólon e reto, colo do útero, aparelho digestivo, entre outros.
Os pacientes em tratamento na instituição são atendidos em um moderno e completo Centro e Clínica de Oncologia, reinaugurada no ano passado. A estrutura conta com uma ampla recepção, consultórios de atendimento, área para infusão de medicamentos, acelerador linear para radioterapia precisa, farmácia, psicologia, assistência social, entre outros serviços.
Tudo é ofertado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e conveniados, que são direcionados para atendimento na instituição. O Hospital é referência para todos os munícipios que compõem a 9ª Regional de Saúde do Paraná.