Lista tríplice, encabeçada pela docente, será encaminhada ao Ministério da Educação até a próxima quarta-feira (24)
A docente Diana Araujo foi eleita reitora da UNILA pelo Conselho Universitário, que referendou o resultado da consulta pública, e elaborou a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A reunião extraordinária do CONSUN foi realizada nesta sexta-feira (19) e a lista tríplice deverá ser enviada até a próxima quarta-feira (24).
Em sua fala, após eleita, Diana disse que o objetivo é trabalhar em conjunto com toda a Universidade. “A UNILA só cresce se todas as suas partes crescerem de forma isonômica, de forma equitativa, de forma equânime, de forma integrada. Todos os cursos são fundamentais, todas as áreas são imprescindíveis, e todas as categorias terão voz, participação e serão efetivamente escutadas”, afirmou. “Nós nos comprometemos, durante a campanha, com uma gestão democrática e participativa e é isso que levaremos adiante”, completou.
Leia também
- Presidente da Comissão do Mercosul na ALEP encontra prefeitos em Foz do Iguaçu
- Dia Mundial da Doação de Leite Humano acontece hoje, no Banco de Leite Humano de Foz
Ela lembrou que, o objetivo ao disputar a Reitoria, “depois de 13 anos dessa longa jornada que é a UNILA”, foi o de buscar o crescimento da Universidade. “Nosso único interesse é que a UNILA cresça e que a gente, de fato, se torne um patrimônio da educação regional, um patrimônio da integração regional. A UNILA é uma universidade pública brasileira, mas também é uma política pública para a integração regional”, declarou.
O atual reitor, Gleisson Brito, ao cumprimentar a reitora eleita, destacou o processo de “amadurecimento institucional” pelo qual a UNILA passa e que esta é somente a segunda eleição para a escolha dos gestores. “Essa é apenas a segunda vez que vivemos esse processo de revigorar o debate sobre todos os temas que nos tocam e pelos quais anseiam a nossa comunidade.”
Sobre o período de quatro anos à frente da Reitoria, Gleisson também fez menção ao amadurecimento da Instituição. “Queria dizer da alegria e do prazer, que foi para mim e para o professor Luis Evelio [vice-reitor], compartilhar com cada um de vocês esse período de gestão, de decisão, de debate, de amadurecimento e de crescimento junto com essa universidade e de ver como essa universidade segue florescendo, segue crescendo e promovendo a integração latino-americana.”
Disputaram a Reitoria da UNILA Gleisson Brito, que tentava a reeleição, e Diana Araujo. A consulta pública foi realizada nos dias 16 e 17 de maio. A docente obteve 54,98% dos votos totais. Este foi o resultado apresentado ao CONSUN e referendado na assembleia desta sexta-feira. Cabe ao MEC nomear o reitor das universidades a partir da lista tríplice.