Na noite desta quinta-feira, 31 de julho, a Diocese de Foz do Iguaçu promoveu o primeiro encontro de formação da Pastoral do Turismo Diocesana. A reunião aconteceu no salão verde da Paróquia São João Batista, no centro da cidade.
A proposta foi conduzida pelo padre Clodoaldo Frasseto e conta com a coordenação de Rosilene Medeiros, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.A pastoral nasce com o objetivo de organizar ações voltadas à acolhida, evangelização e valorização do turismo religioso, aproveitando o potencial turístico e espiritual da região trinacional.
Participaram do encontro convidados de diferentes paróquias e setores da diocese, que irão colaborar na construção da proposta e na futura atuação da pastoral.
A equipe organizadora é formada por Rosilene Medeiros (coordenadora), Patrick Apel (vice-coordenador), Isabela Brandt (secretária) e Patrícia Iunovich (responsável pela área de imprensa). Também integram a equipe fundadora as paroquianas Anita Keil, Leiliane Gatti, Loreci Garbin e Celina Yagamuto, todas da Matriz São João Batista.
A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 13 de agosto. O foco será o aprofundamento nas diretrizes da Pastur (Pastoral do Turismo Nacional) e a organização da estrutura diocesana.
Uma pastoral em sintonia com o território
Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do país, conhecida por suas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, e pela diversidade cultural e religiosa. A criação da Pastoral do Turismo representa um passo da Igreja à presença nas rotas turísticas, acolhendo visitantes e cuidando do patrimônio de fé que a região oferece.
“A proposta é formar uma pastoral que atue de maneira integrada em toda a diocese, com representantes de diversas paróquias e realidades, valorizando não apenas o turismo tradicional, mas especialmente o turismo de fé e o nosso patrimônio religioso e cultural”, destacou o padre Clodoaldo Frasseto.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz