Diretores da Itaipu fazem visita para acompanhar avanço das obras do Campus Arandu, da Unila

Progresso das obras está adiantado em relação ao cronograma previsto

86803bbb fd47 4110 ab56 30f91d1164a5
Foto: Divulgação/ Unops

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, e o diretor financeiro executivo, André Pepitone da Nóbrega, fizeram uma visita ao canteiro de obras do Campus Arandu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na tarde de quinta-feira (4).

Eles acompanharam a evolução do empreendimento e a aplicação dos recursos investidos. A obra do novo campus foi retomada após um acordo de cooperação internacional entre a Itaipu e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em infraestrutura.

A presença da alta gestão no canteiro reforça o compromisso da binacional não apenas com o financiamento, mas também com o monitoramento ativo de cada etapa da construção. O Campus Arandu, projetado por Oscar Niemeyer, integra a lista das cinco obras prioritárias do Ministério da Educação (MEC) pela sua relevância para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade.

“É uma obra que impressiona pela sua magnitude. Estamos fazendo uma visita e constatando o avanço das obras, com a empresa sendo bem diligente na construção desse complexo. Temos uma grande expectativa para que ele seja inaugurado”, destacou André Pepitone, diretor financeiro executivo da Itaipu.

A pedra fundamental da retomada das obras foi lançada em julho de 2025, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, em Foz do Iguaçu. A retomada do projeto envolveu estudos técnicos complexos e uma articulação entre Itaipu, Unila, Unops e o Governo do Brasil para um acompanhamento rigoroso dos padrões de excelência exigidos em obras-patrimônio como o Campus Arandu.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a eficiência da execução atual supera as estimativas iniciais, fruto da capacidade técnica mobilizada pela parceria com o Unops. “Para a felicidade de todos nós, as obras estão andando muito bem, com um cronograma três vezes além do esperado. É um pedido do presidente Lula que estamos executando e será um símbolo para a cidade de Foz do Iguaçu”, afirmou Carlos Carboni.

Leia também

A gestão do contrato e a supervisão diária no canteiro ficam a cargo do Unops, que implementa padrões internacionais de transparência e gestão. O gerente de projetos do Unops, Rafael Esposel, acompanhou a comitiva da Itaipu e apresentou os principais avanços técnicos das estruturas e cronograma.

“Temos um compromisso com os prazos de entrega da obra e atuamos junto ao consórcio construtor e fiscalizador para garantir que eles sejam cumpridos. Em alguns meses foram iniciadas diversas frentes de ataque no prédio do restaurante universitário e da biblioteca, no edifício central e no prédio de salas de aula. Temos confiança de que em 2027 as edificações serão entregues.”


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz