Programação envolve uma série de ações com os usuários do SUS, servidores das escolas municipais e estaduais, servidores do DEPEN e detentas da penitenciária feminina
No dia 1º de setembro, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e entidades parceiras darão início às atividades da campanha Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio. A programação envolve uma série de ações com usuários dos equipamentos de saúde mental, servidores municipais e estudantes.
A primeira atividade será realizada no auditório da Polícia Federal, na próxima quinta-feira (1º), com uma capacitação ministrada aos servidores das áreas de Saúde e Educação do município.
Veja também
- Foz do Iguaçu começa semana com 425 oportunidades de trabalho
- Após suspensão, Sanepar revoga licitação para ampliar rede em Foz
- Recenseadores do IBGE enfrentam dificuldades para realizar coleta de dados em Foz do Iguaçu
Os participantes terão palestras com profissionais para que possam identificar sinais de alerta em alunos e pacientes atendidos, fazendo os encaminhamentos necessários para os casos.
De acordo com Renata Carvalho, diretora de Saúde Mental, a campanha em setembro potencializa o trabalho já realizado anualmente pelo setor, que acompanha pacientes e mantém projetos de conscientização sobre a saúde mental dos cidadãos.
“Grupos de apoio como rodas de conversa, grupos terapêuticos, entre outros são ferramentas essenciais do nosso trabalho, levando profissionais da saúde mental para acolher os usuários em seu sofrimento e contribuir para uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
Programação
No dia 9 de setembro, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu terão rodas de conversa simultâneas com pacientes atendidos e capacitações para os trabalhadores.
“Será o Dia D de toda a campanha, com uma grande ação para impactar e mostrar a necessidade de debater e falar sobre esse tema com a população”, completou Renata.
Ao longo do mês, serão promovidas cerca de 100 rodas de conversa em todos os Colégios Estaduais da cidade para a discussão com adolescentes. Os profissionais do município estarão também na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu para conversa com os agentes penitenciários e detentas.
Os parceiros do município na ação serão: Secretaria de Assistência Social, Comud, Câmara Técnica, CVV, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal, Unila, Unioeste, UDC, Uniamérica, Sagrada Família, AFA, CRP, Conselho Tutelar e voluntários.