Nos últimos dias, disparou o número de internamentos com sintomas graves do novo Coronavírus (Covid-19) nos hospitais de contingência do Paraguai. A informação tem como base os números do relatório diário do Ministério da Saúde Pública, sobre as pessoas afetadas pela doença.
A demanda maior, de acordo com o Última Hora, é por leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Das 6.087 amostras processadas nas últimas 24 horas, 2.566 casos deram positivo, com mais 85 óbitos. O país soma agora 6.883 vidas perdias em decorrência da Covid-19.
Em número de confirmados, o Paraguai se aproxima dos 300 mil infectados. “Foram contabilizados 291.540 positivos até o momento na pandemia no país”, diz o jornal.
A busca por terapia intensiva sobre os casos graves recebidos, tem repercutido nas redes sociais. O Ministério da Saúde Pública registra aproximadamente 30 pacientes que diariamente esperam por um leito de UTI em diferentes hospitais da rede pública.
Os leitos nessas áreas estão 100% ocupados, informou o vice-ministro de Atenção Integral à Saúde Pública, Hernán Martínez. O médico expressou sua preocupação, pois as estatísticas não diminuem em termos do número de pacientes que necessitam de leitos de internação e terapia devido a Covid-19.
“Temos 30 solicitações por dia de pacientes que precisam de UTI e são pacientes que estão internados em algum lugar de hospitais, em algumas salas ou corredores”. Ele destacou que a mortalidade é de 40% nas UTIs.